Há mais 11 restaurantes lisboetas com os troféus dos Garfos

Iniciativa da Câmara de Lisboa distingue os melhores restaurantes da cidade.

Foto
Só Peso chegou a ter 19 restaurantes nos maiores centros comerciais do país Shamila Mussa

Há mais restaurantes em Lisboa distinguidos com os Garfos do concurso Lisboa à Prova 2015, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Turismo de Lisboa e a AHRESP (Associação de Hotelaria,Restauração e Similares de Portugal). No total são 126 (em 2014 tinham sido 115) os restaurantes da capital que receberam os galardões de 1 Garfo, 2 Garfos e 3 Garfos, anunciados numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Há várias mudanças nas três categorias, o que reflecte o dinamismo do universo da restauração em Lisboa, com muitos projectos novos a abrir e alguns a fechar. No entanto, dado que só são avaliados os restaurantes que se inscrevem – e este ano registou-se, segundo a organização, um aumento de 25% nas inscrições, tendo sido validadas 214 – isto significa que alguns que se inscreveram em anos anteriores poderão não o ter feito este ano, o que explicará o seu desaparecimento das listas.

Na categoria de 3 Garfos mantiveram-se sete restaurantes, mas houve uma substituição: saiu o Salsa & Coentros e entrou o Restaurante Lapa do Hotel Olissipo Lapa Palace, que se juntou a A Travessa, Belcanto, Eleven, Feitoria, O Nobre e Varanda.

Depois de seis meses de visitas aos restaurantes inscritos (mínimo de três visitas, máximo de seis), os avaliadores concluíram que 29 eram merecedores dos 2 Garfos (em 2014 tinham sido 35). A lista, que inclui várias entradas novas, é composta por: 1300 Taberna, A Cevicheria, Bistrô 4, Cantinho do Avillez, Duplex, Enoteca de Belém, Estórias na Casa da Comida, Flor-de-lis, Flores do Bairro, Grill D. Fernando, Leopold, Lisboa à Noite, Lisboète, Mensagem, Mini Bar, O Bem Disposto, O Talho, Panorama, Peixaria da Esquina, Rossio Bar Terraço, Sala de Corte, Salsa & Coentros, Sessenta, Tabik, Tasca da Esquina, Via Graça, Viva Lisboa, Volver de Carne Y Alma e Xapuri Bistro.

A categoria 1 Garfo inclui este ano 90 restaurantes (no ano passado foram 73). Houve alguns que saíram, outros que entraram e alguns que tinham tido dois Garfos e que se viram este ano colocados na categoria de 1 Garfo. Entre os que não figuravam na lista de 2014 estão A Fábrica de Santiago, A Tasca do Tio Candinho, Adega Machado, Apicius, Aromas e Temperos, Bellalisa Elevador, Bistro Edelweiss, Blend, Carmo, Cervejaria Portugália (Belém), Coffee Shop Rendez Vous, De Castro Elias, Dinastia Tang, Fumeiro de Santa Catarina, Gustus e Sushi Alentejano, Le Moustache, Maria Catita, Marisqueira D’Pescador, Mercearia de L Praino, Mô Petiscaria, Nogueira’s Fire Food, O Guarda-Mor, Restaurante Carnalentejana, Sagrada Família, Salsa Rosa Bistro, The George, The Insólito, The Old House, Tsubaki, Very Important Picanha, Vicente by Carnalentejana, Wasabi Sushi Bar.

Depois da divulgação dos resultados do concurso de 2015 iniciam-se acções de promoção dos restaurantes vencedores – que incluem passatempos com os concorrentes, a Mostra dos Premiados e o Lisboa à Prova com Arte. Mas, anuncia a Câmara, este ano haverá também iniciativas que ligarão os restaurantes à música, ao cinema, às artes e à arquitectura.

 

 

Sugerir correcção
Comentar