Sampaio já não “hesita” em Sampaio

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio assinou a propositura de Sampaio da Nóvoa para as presidenciais 2016 e alertou para “eleições muitíssimo importantes”.

Foto
"Manifestar a minha solidariedade ao candidato Sampaio da nóvoa era algo que me parecia indispensável", disse Jorge Sampaio, esta quinta-feira. DR

Na corrida a Belém, Sampaio da Nóvoa conta, pelo menos, com o apoio e experiência de três homens que por lá já andaram: Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. O terceiro Presidente eleito desde o 25 de Abril foi à sede do ex-reitor da Universidade de Lisboa para assinar a propositura da candidatura. “Do ponto de vista formal, são precisas assinaturas, e eu faço muito gosto em assinar”, disse.

Em Outubro, o jornal i dava conta de “hesitações” por parte de Jorge Sampaio em relação a uma campanha presidencial sem apoios do PS e noticiava que o advogado e político socialista admitia a desistência de Nóvoa como “melhor saída no momento”.

O antigo Presidente concordou esta quinta-feira que o esforço de Sampaio da Nóvoa como independente é “ainda maior, na exacta medida em que candidatos independentes em Portugal não [têm tarefa] fácil”, mas continua a acreditar na campanha do professor universitário, porque sabe que os “grandes ideais” pelos quais se bate são “verdadeiramente fundamentais”.

“Os temas que tem desenvolvido, a forma como tem agido, a abertura de espírito, aquilo que eu acho que é uma correcta interpretação dos poderes presidenciais e os grandes ideais por que se diz”, são as justificações de Jorge Sampaio para apoiar Sampaio da Nóvoa.

O ex-chefe de Estado acrescentou ainda que um Presidente da República “não é uma folha seca”: “É alguém que tem de ter princípios e valores, para além de naturalmente defender a Constituição, mas depois rechear a vivência de um conjunto de características. Que o candidato [Sampaio da Nóvoa] tem e que eu sei que tem há muito tempo”, reflectiu. Texto editado por Leonete Botelho

Sugerir correcção
Ler 1 comentários