D. Manuel Martins, Miguel Veiga e IPP recebem Medalha de Honra da Cidade do Porto

Este ano não há medalhas de Mérito de Grau Prata, apenas de Ouro e 19 figuras e instituições vão recebê-las.

Foto
Miguel Veiga é um dos distinguidos com a Medalha Municipal de Honra da Cidade Fernando Veludo/NFactos

Tal como no ano passado, a Câmara do Porto decidiu atribuir, este ano, não uma mas três medalhas municipais de Honra da Cidade. Na cerimónia de 9 de Julho, deverão, por isso, receber esta distinção o bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, o fundador do PSD Miguel Veiga e o Instituto Politécnico do Porto.

A autarquia volta a associar a entrega das medalhas da cidade ao desembarque das forças de D. Pedro, aquando das guerras liberais. Este ano, o  município já atribuíra duas medalhas de forma individual: a Medalha Municipal de Honra da Cidade, a Manuel António Pina, a título póstumo, em Fevereiro;  e a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, ao empresário Sindika Dokolo. Mas é em Julho que a cerimónia oficial decorre, normalmente, nos jardins da Casa do Roseiral.

Este ano, há 19 medalhas de mérito para serem distribuídas, todas de Grau Ouro, a Adélio Mendes, Alexandra Bento, Isabel Alves Costa (a título póstumo),João Carlos dos Santos,  João Luiz Pereira de Sousa, José Cruz Santos, Júlio Machado Vaz, Luís Ferreira Alves, Madalena Sá e Costa, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Maria Cândida Rocha e Silva, Mário Brochado Coelho, Nassalete Miranda, Orlando Monteiro da Silva, Ricardo Pais, Rui Vaz Osório e as instituições Balleteatro, a Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina e a Obra Diocesana de Promoção Social.

O município vai ainda distinguir, com a Medalha Municipal de Valor Desportivo – Grau Ouro, Arlindo Ribeiro da Silva (a título póstumo), Jorge Teixeira, Mário Águas, o Clube de Judo do Porto e a Secção de Andebol do FC Porto.

Entre os funcionários distinguidos pela autarquia com a Medalha Municipal de Bons Serviços – Grau Prata está o funcionário que morreu, em Maio, durante um acidente de trabalho, Joaquim Barbosa, e que receberá a medalha a título póstumo. Também a título póstumo é atribuída a mesma distinção a António Ferreira Magalhães, sendo ainda agraciados os funcionários Eva Oliveira, Fernando Pereira e Jorge Lopes.

Sugerir correcção
Comentar