Amazon lança Echo, uma assistente pessoal em formato de coluna

Aparelho vai ser estar disponível dentro de semanas mas é necessário um convite da empresa para fazer a encomenda.

Foto
Amazon

A Amazon voltou a surpreender esta semana com o lançamento de Echo, um aparelho que funciona como uma assistente pessoal mas tem o formato de um altifalante ou de uma coluna. E o que é que faz? Segundo a loja online, faz quase tudo. Controlado pela voz, o Echo responde a pedidos do utilizador e diz-nos as últimas notícias, o estado do tempo ou toca a nossa música favorita. Basta dizer “Alexa”.

A Microsoft tem a Cortana, a Apple tem a Siri e agora a Amazon lança o Echo, um equipamento em forma tubular, de cor preta, com cerca de 24 centímetros de altura, que tem uma coluna de som incorporada e reconhecimento de voz, que detecta a voz do utilizador mesmo numa sala com ruído de fundo. Através de sete microfones embutidos no topo do equipamento, o Echo utiliza uma tecnologia que permite ouvir o utilizador a partir de qualquer direcção.

A pedido do utilizador, com a palavra Alexa, o nome da assistente pessoal, o Echo dá informações sobre o tempo, noticiários através de várias fontes, como televisões e estações de rádio locais, emite música, funciona como alarme, permite a criação de listas de compras ou de tarefas, tudo activado pela voz.

Segundo a apresentação do produto no site da Amazon, o Echo permite ser controlado sem uma interacção física do utilizador para aceder À Amazon Music, Prime Music, iHeartRadio e TuneIn. “Além disso, o Echo é compatível com bluetooth e wi-fi para que possa transmitir outros serviços de música, como o Spotify, iTunes e Pandora a partir do seu telemóvel ou tablet”, escreve a empresa.

Na ausência do utilizador, o Echo continua a funcionar através de uma aplicação disponível para Android e Fire OS, que será lançada para ajudar na utilização do aparelho. A Amazon indicou ao site The Verge que já está a trabalhar numa versão da aplicação para iOS.

Para os que se possam entusiasmar com o Echo há algumas limitações para ter um em casa, o que só será possível dentro de algumas semanas. Para adquirir o gadjet é necessário que a Amazon aceite um pedido de convite a enviar pelo consumidor para empresa. Durante um período limitado, a empresa disponibiliza o aparelho para venda a 99 dólares mas só para membros Prime, os restantes interessados terão que pagar 199 dólares.