Microsoft responde a Siri e Google Now com a assistente pessoal Cortana

Aplicação disponível com actualização do sistema operativo móvel do Windows Phone (8.1).

Foto
O vice-presidente de sistemas operativos da Microsoft, Joe Belfiore, aprsentou as novidades do grupo Robert Galbraith/Reuters

A norte-americana Microsoft apresentou a sua resposta directa à Siri e ao Google Now. Chama-se Cortana e é uma assistente pessoal activada por voz para o Windows Phone. Por agora está em fase beta (teste) e será lançada com o Windows Phone 8.1, primeiro nos Estados Unidos e depois noutros países.

Inspirada na personagem feminina de inteligência artificial do videojogo Halo da Xbox, Cortana foi mostrada, ainda numa versão de teste, na quarta-feira, pelo vice-presidente de sistemas operativos da Microsoft, Joe Belfiore, numa conferência em São Francisco, EUA. A Microsoft pretende remover a designação beta na segunda metade do ano, quando a aplicação for formalmente lançada nos Estados Unidos, Reino Unido e China, antes de outros países.

Segundo Belfiore, a aplicação recebe instruções através de comando de voz para realizar buscas na Internet no smartphone, criar dados na agenda do utilizador, estabelecer alarmes, enviar mensagens, iniciar chamadas no momento ou agendadas ou abrir o Facebook ou o Twitter. Cortana utiliza o motor de busca da Microsoft, o Bing, para procurar informação online. A aplicação consegue antecipar as necessidades do utilizador através das operações que este já realizou e da informação contida nos seus emails ou lista de contactos. A partir de uma espécie de histórico que se vai criando com a utilização da aplicação, a Microsoft indica que a resposta do sistema vai ficando melhor.

Apesar do Windows Phone, sistema operativo para smartphones da Microsoft, já ter elementos activados por voz, ainda não tinha uma resposta tão forte como os aparelhos Android, com o Google Now, ou como os iPhones e iPads, da Apple, com a Siri. Com Cortana, que tem uma voz feminina, a Microsoft pretende ir mais longe com outros serviços. A aplicação alerta o utilizador para sobreposições de acontecimentos na agenda ou lembra que deve perguntar a um amigo ou familiar através de telefone ou email como estão a correr as férias, por exemplo. Ao analisar emails e mensagens do utilizador avisa quando este tem que sair de casa para chegar a tempo ao aeroporto ou se o voo foi cancelado entretanto.

“Cortana é o primeiro assistente pessoal numérico que aprende a conhecer-me, a mim e às coisas que me são importantes”, disse Belfiore na conferência anual de programadores Build. “Como se pode chamar assistente pessoal a outros sistemas que não são capazes de distinguir entre amigos e conhecidos?”, acrescentou.

A aplicação vai sair primeiro em versão teste nos Estados Unidos em simultâneo com a actualização do sistema operativo móvel do Windows Phone (8.1). Os novos smarphones com o Windows 8.1 vão ser comercializados no final deste mês ou início de Maio. Vai estar ainda disponível para descarregamento gratuito a partir de 8 de Abril para telemóveis já existentes.

Durante a conferência de quarta-feira em São Francisco foi ainda anunciado que a Microsoft vai deixar de exigir o pagamento de uma licença aos fabricantes de telemóveis ou tablets para que instalem o Windows 8 e o Windows Phone nos seus aparelhos com ecrãs com menos de 22,9 cms.

Sugerir correcção
Comentar