Passos Coelho: “Não há nenhuma guerrilha contra o TC”

Primeiro-ministro concorda que se os juízes não aceitam ser escrutinados então não têm condições para se manterem no cargo

Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho rejeitou a ideia de estar a fazer guerrilha contra o Tribunal Constitucional (TC) e recordou a declaração de voto crítica da vice-presidente deste órgão de soberania (que é uma juíza indicada pelo PSD) para dizer que as decisões não são unânimes.

“Não há nenhuma guerrilha contra o Tribunal Constitucional. O Tribunal Constitucional não vai a votos com os partidos, não é um jogador partidário nem intervém no poder partidário”, afirmou, em resposta ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, durante o debate quinzenal no Parlamento.

Passos Coelho recordou a declaração de voto no último acórdão de Maria Lúcia Amaral, que é vice-presidente do TC, e que foi muito crítica da última decisão. “[A juíza] diz duas coisas: uma que há uma invasão esfera da legislativa e que não há uma bússula orientadora. Isto deve-nos fazer reflectir, a nós e aos juízes do Tribunal Constitucional. Não é o Governo nem o Parlamento que ganha ou perde”, afirmou.

Aproveitando a declaração de voto da juíza, o primeiro-ministro questionou como é que o Governo e o Parlamento fazem “um jogo de olhos vendados”, ou seja, como é que o Governo “pode ir ao encontro” das decisões do TC se elas não deixam uma orientação.

Jerónimo de Sousa confrontou o primeiro-ministro com a entrevista da vice-presidente do PSD, Teresa Leal Coelho, ao PÚBLICO, em que assumiu que os juízes indicados pela maioria para o TC criaram a ilusão de que teriam a mesma visão filosófico-política do partido.

Passos Coelho voltou a solidarizar-se com a deputada. “Teresa Leal Coelho não declarou que os juízes eram bons ou mais. Disse que os juízes estão sujeitos a escrutínio, e se não aceitam não têm condições para continuar no cargo. E eu não posso estar mais de acordo”, afirmou, dizendo também que concorda com a dirigente do PSD quando disse que o TC tem de acolher os compromissos assumidos perante Bruxelas. 

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, também tinha um recado para o TC. Depois de recordar os sucessivos chumbos, Montenegro considerou que as decisões "têm provocado muitas incertezas" no país e que "até parecem que são cumulativas", o que "não é verdade, foram todas as substitutivas das anteriores". "

Mas provocam muitas incertezas: Como é que Portugal consegue cumprir contas publicas equilibradas e como podemos ter saúde financeira no Estado para que possa cumprir obrigações do Estado social", questionou o líder da bancada social-democrata. E depois lançou outra pergunta: "A ideia do Tribunal Constitucional parece a de conseguir isso tudo à custa do aumento de impostos, mas isso não é colocar a recuperação económica em causa?". Luís Montenegro esboçou ainda uma crítica de incoerência ao PS que viria a ser desenvolvida pelo primeiro-ministro.

A “incoerência” de Seguro sobre reposição dos salários, segundo Passos
Se o PS já admite que não pode repor os salários e baixar os impostos quando chegar ao poder, então porque recorreu ao Tribunal Constitucional para que os cortes seja removidos já “de uma assentada”? Foi com base nesta constatação que o primeiro-ministro repetiu várias vezes a acusação de incoerência ao líder do PS, António José Seguro. “No dia em que conseguir explicar isto aos portugueses talvez possam olhar o PS com alguma seriedade.

Pedro Passos Coelho aproveitou o termo que fora usado pelo líder da oposição - quando disse que o PS recorreu ao TC “por coerência”, por ter avisado que os cortes nas remunerações eram inconstitucionais – para lhe devolver as críticas.

“O PS vê a Constituição de maneira diferente consoante a posição que ocupa”, apontou o primeiro-ministro, defendendo depois que “o que era justo era não haver cortes nenhuns. Mas isso não é possível e não é por nenhum prazer sinistro que o Governo tem vindo a propor cortes”.

Passos Coelho desafiou depois António José Seguro a apontar o “milagre socialista” para resolver os problemas orçamentais do país já que “prescinde das soluções do lado da despesa e prescinde dos impostos”. O PS “sugere que façamos de conta que o problema não existe e que não o criou”, acusou o primeiro-ministro.

António José Seguro não respondeu directamente à provocação, falou na situação de ruptura do Serviço Nacional de Saúde, e defendeu que os cortes nos subsídios de férias e de Natal podem ser repostos na íntegra recorrendo à “folga” de 900 milhões de euros identificada pela UTAO – Unidade Técnica de Apoio Orçamental. Na resposta, Passos disse que “não há folga” enquanto existir dívida e défice.

Para além de reiterar uma promessa que já deixou: “A nossa prioridade [quando o PS for Governo] é repor de imediato aquilo que foram os cortes nas pensões e nas reformas dos portugueses. A primeira decisão que o PS tomará quando chegar ao  Governo é terminar com a contribuição de sustentabilidade.” 

Oposição quer reposição dos cortes dos subsídios de Natal
Tal como o PS, também o BE e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) insistiram nas críticas à solução do Governo em não repor, entre Janeiro e Maio, os cortes do subsídio de Natal pago em duodécimos aos funcionários públicos.

O coordenador bloquista João Semedo citou uma carta do centro hospitalar do Algarve em que informava os trabalhadores que só receberiam em Julho a reposição dos cortes no vencimento, à luz do último acórdão do TC. Essa regularização não era feita já em Junho, tendo em conta que a decisão produz efeitos a partir de 31 de Maio, com a justificação de que a instituição “não dispõe de fundos disponíveis para o efeito”.

Na resposta, Passos Coelho recordou que essa foi uma hipótese referida pela própria ministra das Finanças. “Não é uma questão de vontade ou de má vontade. O Governo não tem nenhum problema em dar consequência às decisões do Tribunal Constitucional, agora temos que o fazer de acordo com a situação concreta de cada serviço”, afirmou.

Relativamente à recusa na reposição dos cortes (feitos nos duodécimos) do subsídio de Natal, a deputada do PEV Heloísa Apolónia acusou o Governo de vingança. “Vinga-se de tudo e de todos, do Tribunal Constitucional”, disse, condenando a solução de pagar o subsídio de Natal com cortes, entre Janeiro e Maio. “A ser assim é absolutamente imoral”, apontou a deputada de Os Verdes. 

Sugerir correcção
Comentar