Portal das finanças volta a estar em baixo para “tarefas de manutenção”

Segunda fase de entrega de entrega do IRS decorre até 31 de Maio mas o site nem sempre esteve disponível

Foto
Mais de três milhões de familias entregaram IRS durante a primeira fase Laura Haanpaa

Era preciso esperar para que a página da internet da Autoridade Tributária e Aduaneira voltasse a funcionar, mas segundo vários relatos feitos ao PÚBLICO, não foi possível enviar qualquer declaração durante toda a manhã. A segunda fase da entrega do IRS arrancou dia 1 e termina a 31 de Maio, abrangendo todos os contribuintes que tenham passado recibos verde, empresários em nome individual ou quem tenha, por exemplo, vendido uma casa e tenha de declarar mais-valias.

As queixas de falhas técnicas no portal têm sido apontadas pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos desde que arrancou a fase de entrega do IRS, a 1 de Abril. O mesmo alerta foi feito pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, profissionais que precisam do portal para declarar IVA ou IRC dos clientes, por exemplo. Depois dos problemas relatados durante esta manhã, o portal parece estar, agora a funcionar. Isso mesmo garante a AT, que diz que o site está operacional.

A informação mais recente da AT dá conta de que, até dia 2, foram processados os reembolsos de IRS a cerca de 300 mil famílias, no valor de mais de 247 milhões de euros. Até essa data (uma extensão de dois dias em relação ao prazo inicial), 3.084.588  contribuintes tinham apresentado a declaração anual de rendimentos, um crescimento de 46 mil famílias em comparação com o dia 30 de Abril do ano passado. Num único dia, mais de 250 mil agregados entregaram as declarações no portal das Finanças, indicava o comunicado emitido pelo Fisco.

Sugerir correcção
Comentar