China condena encontro de Obama com o Dalai Lama

Pequim protesta contra recepção na Casa Branca e alerta para "prejuízos" nas relações bilaterais.

Foto
O Dalai Lama reuniu-se com Obama na Casa Branca em 2010 e 2011 AFP/Tim Sloan

O encontro entre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Dalai Lama, nesta sexta-feira na Casa Branca, mereceu o protesto e a condenação do Governo de Pequim, que classificou a recepção ao líder espiritual do Tibete no exílio como uma “grave interferência” de Washington nas “questões internas” da China, com possíveis repercussões nas relações bilaterais.

O Governo de Pequim exigiu o cancelamento da reunião, mas o pedido não foi atendido. "O Presidente está neste momento a receber sua santidade o Dalai Lama na sua capacidade de líder religioso e cultural", informava uma nota publicada às 15h45 (hora de Lisboa) na conta de Twitter do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

“O encontro do líder dos Estados Unidos com o Dalai Lama é uma grave interferência na política doméstica da China, que constitui uma séria violação dos princípios das relações internacionais e infligirá grande prejuízo para a relação da China com os Estados Unidos”, reagiu a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying.

Antecipando a resposta de Pequim, a Casa Branca fez questão de sublinhar que o Presidente Barack Obama recebeu o Dalai Lama na sua condição de “líder cultural e religioso respeitado internacionalmente”, e reiterou o reconhecimento da soberania chinesa no Tibete, lembrando que não apoia a causa separatista.

Mas “os Estados Unidos apoiam a abordagem do Dalai Lama, que propõe um ‘meio termo’ entre a assimilação e a independência dos tibetanos”, assinalou a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden, que manifestou “preocupação” com os relatos da “escalada da tensão e a deterioração dos direitos humanos na região tibetana da China”.

Este foi o terceiro encontro de Barack Obama com o Dalai Lama, que está a cumprir um périplo de três semanas nos Estados Unidos. A reunião, agendada para esta sexta-feira de manhã na chamada “sala dos mapas” da Casa Branca, decorre à porta fechada e sem direito às declarações oficiais que tradicionalmente encerram as visitas oficiais de líderes estrangeiros (que são recebidos na Sala Oval).

O Dalai Lama já reuniu com vários Presidentes norte-americanos, e de todas as vezes a China – que equipara o monge budista a um líder separatista – apresentou protestos formais contra os Estados Unidos por alegadamente dar palco à promoção e instigação de “actividades anti-chinesas”.

A relação diplomática entre os dois países está a atravessar uma fase de turbulência, com a China a manifestar “incomodidade” com a crescente influência dos Estados Unidos na região e Washington a alertar para a agressividade militar de Pequim. O Pentágono tem-se referido às disputas territoriais da China com os seus vizinhos mais pequenos com frequência, mas a Administração desvalorizou as declarações recentes do director de operações da frota americana no Pacífico, capitão James Fanell, que se referiu às manobras militares de Pequim como um prenúncio de uma guerra “curta” com o Japão no mar da China.

Sugerir correcção
Comentar