Exportações de calçado para a China triplicaram em quatro anos

Feira internacional do sector em Xangai recebe 16 empresas portugueses, mais cinco do que na edição anterior

Foto
Empresas portuguesas estão na China para captar clientes Manuel Roberto

As exportações de calçado português para a China triplicaram nos últimos quatro anos, devendo exceder os 30.000 milhões de dólares (22,180 milhões de euros) em 2013, pela primeira vez.

“O sucesso do calçado é um bom exemplo e prova que não estamos a chegar tarde à China”, disse o delegado do Agência para a Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Xangai, Filipe Santos Costa.

“Com a ascensão de centenas de milhões de chineses à classe média há aqui um grande mercado para os produtos de consumo portugueses”, acrescentou.

Filipe Santos Costa falava à agência Lusa a propósito da exposição internacional de calçado que começa hoje em Xangai, “Micam”, com uma participação recorde de empresas portuguesas: 16, mais cinco do que na edição anterior do certame, em Abril passado.

“Já exportamos para 132 países, mas, neste momento, a Europa está num período crítico e temos de conquistar novos mercados”, realçou o porta-voz da Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), Paulo Gonçalves.

A “Micam Xangai”, organizada pela Feira de Milão e a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado, é uma das mais conhecidas feiras do sector.

A actual edição decorre até Domingo no centro de Xangai, a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23 milhões de habitantes e considerada também a “capital económica da China”.

António Almeida, Calçado Trópico, Cidicalfe, Ferreira Avelar & Irmão, Fly London, J Moreira, Mário Cunha & Filhos, Marisport, PTFTR, Qualishoe, Qu-On Around You, Rondoshoes, Ropar, Rumisi, Ten Toes Trading e TOEFL são as empresas portuguesas representadas na feira de Xangai.

Pelas contas das alfândegas chinesas, nos primeiros oito meses de 2013 as exportações portuguesas de calçado para a China somaram 20.036 milhões de dólares (14,8 milhões de euros), contra em 10.665 milhões de dólares (7.880 milhões de euros) em todo o ano de 2010.

Sugerir correcção
Comentar