Autoridades juntam dois suspeitos de atear fogos à longa lista de detenções

Jovem suspeito de fogo no Caramulo ficou em prisão preventiva e um outro suspeito, de Celorico de Basto, ficou em prisão domiciliária com pulseira electrónica. Desde Janeiro, PJ e GNR detiveram 79 pessoas.

Foto
O número de queixas apresentadas pelos cidadãos às autoridades por suspeitas de fogo posto duplicou entre 2014 e 2015 Nelson Garrido

Um jovem de 18 anos que terá ateado um incêndio em Celorico de Basto ficou em prisão domiciliária com pulseira electrónica, e um dos dois homens que terá estado na origem do fogo no Caramulo que causou a morte de dois bombeiros foi ouvido no Tribunal de Viseu durante todo o dia e ficou também em prisão preventiva.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve neste sábado um homem de 20 anos “fortemente suspeito” de ter ateado um incêndio florestal “de grandes dimensões” na serra do Caramulo (distrito de Viseu). Fonte oficial da PJ disse à Lusa que o suspeito, agindo em colaboração com um outro indivíduo emigrante e actualmente no estrangeiro, ateou vários focos de incêndio nos concelhos de Vouzela e Tondela, no dia 20 de agosto, que se transformaram num fogo de grandes dimensões. Na serra do Caramulo já perderam a vida três bombeiros, Bernardo Figueiredo, de 23 anos, Ana Rita Pereira, de 24 anos, e Cátia Pereira Dias, de 21, o que elevou para cinco as vítimas mortais entre bombeiros durante Agosto.

A mesma fonte disse à Lusa que o suspeito, desempregado, terá agido por vingança, depois de lhe ter sido aplicada uma multa pela GNR. Só a PJ já deteve este ano 52 pessoas pela eventual prática do crime de incêndio florestal, trinta destes detidos estão em prisão preventiva.

O último dos incêndios na Serra do Caramulo foi dado como dominado na sexta-feira ao final do dia, mas prosseguiam neste sábado os trabalhos de rescaldo e de vigilância. Ao final do dia, a Autoridade Nacional da Protecção Civil, através da sua página na Internet, dava conta de nove incêndios activos, o maior, no concelho de Montalegre (Vila Real), com 40 operacionais.

Em Celorico de Basto (distrito de Braga) foram cidadãos que iam a passar numa ciclovia junto a um local com vários focos de incêndio que ligaram para a Guarda Nacional Republicana (GNR) dando conta de um jovem suspeito a sair do mato, disse ao PÚBLICO o capitão Carlos Fernandes, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Guimarães. Embora não fosse fumador, o jovem de 18 anos tinha um isqueiro. Com história de pequenos crimes contra o património, como pequenos furtos, foi ouvido no Tribunal de Guimarães onde o juiz lhe impôs uma medida de segurança de prisão domiciliária com controlo à distância através de pulseira electrónica, até à realização do julgamento. O acto terá estado na origem de um incêndio que consumiu 300 m2 de mato e eucaliptos.

Este ano, a GNR já realizou a detenção de 27 pessoas e a identificação de 392, todas suspeitas da prática do crime de incêndio.

Cerca de duas mil pessoas compareceram neste sábado no funeral da jovem bombeira da corporação de Carregal do Sal, que morreu na quinta-feira ao combater um incêndio no concelho de Tondela. O salão nobre do Quartel dos Bombeiros de Carregal do Sal, encheu para prestar homenagem a Cátia Pereira Dias, de 21 anos. O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, esteve presente. O extenso cortejo fúnebre saiu do quartel dos bombeiros, acompanhando a pé a urna, que seguiu em ombros por mais de meio quilómetro até ao cemitério local, onde foi enterrada ao som da sirene da corporação. Na cerimónia religiosa, o bispo da diocese de Viseu, D. Ilídio Leandro, sublinhou que “a morte em actos de extrema generosidade merecem gratidão”.

A Croácia vai enviar dois aviões Canadair para combater os incêndios, confirmou ontem a Comissão Europeia, explicando que a medida se insere num acordo de ajuda e é uma resposta ao pedido das autoridades portuguesas.

Sugerir correcção
Comentar