Salários e pensões mais baixas recebem subsídios em Junho e Julho

Governo recua e decide manter o pagamento do subsídio de férias nas datas habituais. Adiamento para Novembro apenas abrange quem ganha mais de 1100 euros por mês.

Foto
Ministério das Finanças Pedro Cunha

Os trabalhadores do Estado, reformados e pensionistas com rendimentos inferiores a 600 euros por mês vão receber um dos subsídios já em Junho e Julho, tal como estavam à espera. A medida afecta perto de dois milhões de reformados e trabalhadores.

A decisão consta de um diploma enviado nesta terça-feira aos sindicatos e contraria a intenção inicial do Ministério das Finanças (divulgada pelo Jornal de Negócios), que pretendia adiar para Novembro o pagamento do subsídio de férias de todos os trabalhadores e reformados, incluindo os que tinham rendimentos mais baixos e que nem sequer eram afectados pela decisão do Tribunal Constitucional.

De acordo com a proposta, quem tem salários ou pensões até 600 euros recebe o subsídio de férias (a que se convencionou chamar agora subsídio de Natal) em Junho ou Julho, tal como estavam à espera. O subsídio de Natal (que formalmente se designa subsídio de férias) é pago mensalmente por duodécimos.

Quem tem rendimentos entre 600 e 1100 euros por mês – e que este ano deveria receber apenas uma percentagem do subsídio férias – receberá essa percentagem em Junho e Julho e o restante no mês de Novembro. Continuará a receber o outro subsídio em duodécimos.

No caso dos aposentados e reformados com rendimentos acima de 1100 euros, receberão 10% de subsídio em Junho e os restantes 90% serão pagos em Novembro. Os funcionários públicos e trabalhadores de empresas do Estado com salários acima deste valor e que este ano deveriam perder um dos subsídios só verão a decisão do Tribunal Constitucional cumprir-se em Novembro.

O Tribunal Constitucional chumbou os artigos do Orçamento do Estado para 2013 que impunham cortes no subsídio de férias dos trabalhadores do sector público, reformados e pensionistas, obrigando o Governo a repor os montantes cortados.

Contudo, como refere o preâmbulo do diploma, o cumprimento dessa obrigação não era "financeira nem tecnicamente exequível no curto prazo", pelo que o Governo teve que encontrar uma forma de contornar essa situação. Assim, convencionou chamar ao subsídio de Natal, que já estava a ser pago em duodécimos, subsídio de férias. Por seu turno, o subsídio de férias passou a designar-se subsídio de Natal e será pago a uns trabalhadores e pensionistas em Junho e Julho e a outros em Dezembro.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar