Músico português vai actuar na tomada de posse de Obama

João Fonseca, vocalista da banda sul-africana Mi Casa, é português. Vai actuar na segunda-feira numa das várias festas que se realizam por Washington

O vocalista da banda sul-africana Mi Casa é português, chama-se João Fonseca e foi um dos convidados a actuar numa das cerimónias da tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Minutos antes de partir rumo a Washington, João Fonseca ainda estava incrédulo com o convite que foi feito pela Casa Branca à sua banda de house.

“Quando nos disseram, pensámos que não era verdade. Pensámos que era uma brincadeira. Então perguntámos se podia mandar mais informação e foi uma surpresa muito grande”, contou o vocalista de 23 anos à Lusa. João Fonseca, de nome artístico JSomething, disse desconhecer o motivo pelo qual a sua banda foi escolhida, mas acredita que é pelo “bom trabalho” que tem desenvolvido.

“Existimos há um ano e meio e em 2012 ganhámos prémios para a melhor banda da África do Sul, melhor música e fomos nomeados para os prémios da MTV. Acho que foi por isso que nos chamaram para representar África”, afirmou. O português frisou que é para os Mi Casa “uma honra muito grande” actuar na festa de tomada de posse de Barack Obama. “E também é uma honra para a África do Sul e para a África. Obama é uma pessoa muito especial em África porque foi o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos e isso é uma coisa muito importante, que dá muita esperança à África do Sul. Por isso, é uma honra tocar para ele”, disse.

João Fonseca leva na bagagem a esperança de poder conhecer o Presidente norte-americano e de tirar uma fotografia com ele, mas afirma que, se isso não acontecer, “estar lá já é especial”.

Obama toma posse formalmente no domingo numa cerimónia privada e na segunda-feira fará o juramento solene no Capitólio e discursará aos norte-americanos. É também na segunda-feira que se realizam várias festas por Washington para assinalar a tomada de posse, entre as quais o concerto onde os Mi Casa vão actuar. A banda sul-africana vai estar meia hora em palco, durante a qual vão tocar temas próprios e temas africanos. Além de JSomething, que está na África do Sul há 16 anos e é o único português da banda, integram os Mi Casa o produtor e pianista Dr. Duda e o trompetista Mo-T.

Sugerir correcção