Passos Coelho revela dúvidas sobre regresso aos mercados em 2013

Foto
Passos Coelho disse que não sabe se Portugal regressará aos mercados em Setembro de 2013 Nelson Garrido

“Eu não sei se Portugal regressará aos mercados em Setembro de 2013 ou mais tarde. Naturalmente que eu quero isso mas, se por qualquer razão que não tenha a ver com a aplicação do programa, isso não funcionar, então o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE) manterão a ajuda a Portugal. Já deram garantias disso”, disse Pedro Passos Coelho.

Na entrevista publicada hoje, o chefe do Governo português defendeu que “não é claro que isso possa significar um segundo plano de ajudas”.

“Eu não vejo motivos para que isso aconteça, mas é claro que desde a cimeira europeia de Julho de 2011 há uma garantia de ajuda desde que os programas sejam implementados com sucesso”, afirmou.

Referindo-se ao “ruído” criado “em redor de Portugal” quando foi debatida a situação na Grécia, o primeiro-ministro lamentou que existam “muitos preconceitos” para com o país.

“Há muitos preconceitos, no entanto, a nossa dívida pública, segundo o FMI, é melhor do que a da Irlanda ou a da Itália, o que pouca gente sabe”, afirmou.

O chefe do Governo frisou ao jornal alemão que “a sustentabilidade da dívida pública portuguesa está garantida” e defendeu que o país está “no rumo certo”.

Questionado sobre a atuação do PS, Passos Coelho disse que os socialistas “naturalmente que querem agora outros caminhos de aplicação do programa, com mais impulsos ao crescimento e menos poupança”.

O chefe do Governo disse ainda que os portugueses “compreendem porque é que o Governo faz isto tudo e não responsabilizam ninguém no exterior por esta situação”.

“Naturalmente que não gostam das consequências, mas dão o seu apoio”, acrescentou.

Negando que Portugal esteja a criar uma “geração perdida”, o primeiro-ministro admitiu que os jovens “estão a pagar um preço alto”, mas disse estar certo de que “serão os primeiros a beneficiar com a recuperação de Portugal”.

Notícia actualizada às 12h30