Oito mil milhões de euros

Eurogrupo dá luz verde à entrega da nova tranche do empréstimo à Grécia

Christine Lagarde (ao centro) esteve na reunião de hoje em Bruxelas
Foto
Christine Lagarde (ao centro) esteve na reunião de hoje em Bruxelas Thierry Roge/Reuters

Aprovada, primeiro, pela missão da troika em Atenas, a libertação de mais uma tranche do empréstimo externo à Grécia recebeu hoje luz verde dos ministros das Finanças da zona euro. Falta a confirmação do Fundo Monetário Internacional (FMI) para os oito mil milhões de euros entrarem nos cofres do Estado grego.

Num comunicado emitido pelo eurogrupo, que hoje reuniu em Bruxelas, os ministros confirmam que a sexta fatia do financiamento da União Europeia e do FMI deve mesmo ser entregue a Atenas “na primeira metade de Novembro”, como recomendaram os técnicos da troika.

“Concordámos em apoiar o desembolso da próxima tranche da assistência financeira à Grécia no contexto do actual programa de ajustamento económico”, refere a nota, embora os responsáveis pelas Finanças dos 17 ressalvem que o processo está ainda sob “reserva de luz verde do conselho de administração do FMI”.

A entrega destes oito mil milhões de euros foi anteriormente assegurada pelas três instituições que participam na intervenção externa à Grécia – a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI – no momento em que os técnicos da troika terminaram mais uma avaliação do programa de ajustamento.

Christine Lagarde, directora-geral do fundo e antiga ministra francesa das Finanças, esteve hoje presente na reunião dos ministros da zona euro, a convite da União Europeia. Da parte do FMI, falta apenas o carimbo oficial para o empréstimo ser aprovado em todas as instâncias de decisão que intervêm no empréstimo à Grécia.

O Estado helénico está, segundo o Governo de Atenas, totalmente dependente desta fatia de dinheiro para assegurar os compromissos financeiros a partir de meados do próximo mês, razão que levou, a 11 de Outubro, a troika a dar aval à libertação da tranche em Novembro.

O valor total do empréstimo que a Grécia acordou em Maio do ano passado é de 110 mil milhões de euros.