Eurogrupo dá luz verde à entrega da nova tranche do empréstimo à Grécia

Foto
Christine Lagarde (ao centro) esteve na reunião de hoje em Bruxelas Thierry Roge/Reuters

Num comunicado emitido pelo eurogrupo, que hoje reuniu em Bruxelas, os ministros confirmam que a sexta fatia do financiamento da União Europeia e do FMI deve mesmo ser entregue a Atenas “na primeira metade de Novembro”, como recomendaram os técnicos da troika.

“Concordámos em apoiar o desembolso da próxima tranche da assistência financeira à Grécia no contexto do actual programa de ajustamento económico”, refere a nota, embora os responsáveis pelas Finanças dos 17 ressalvem que o processo está ainda sob “reserva de luz verde do conselho de administração do FMI”.

A entrega destes oito mil milhões de euros foi anteriormente assegurada pelas três instituições que participam na intervenção externa à Grécia – a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI – no momento em que os técnicos da troika terminaram mais uma avaliação do programa de ajustamento.

Christine Lagarde, directora-geral do fundo e antiga ministra francesa das Finanças, esteve hoje presente na reunião dos ministros da zona euro, a convite da União Europeia. Da parte do FMI, falta apenas o carimbo oficial para o empréstimo ser aprovado em todas as instâncias de decisão que intervêm no empréstimo à Grécia.

O Estado helénico está, segundo o Governo de Atenas, totalmente dependente desta fatia de dinheiro para assegurar os compromissos financeiros a partir de meados do próximo mês, razão que levou, a 11 de Outubro, a troika a dar aval à libertação da tranche em Novembro.

O valor total do empréstimo que a Grécia acordou em Maio do ano passado é de 110 mil milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar