Suspensas conversações sobre programa nuclear norte-coreano

Foto
PUBLICO.PT

As conversações a seis (Coreia do Norte, Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul e Rússia) com vista ao desarmamento nuclear norte-coreano foram hoje suspensas, anunciou o enviado chinês, após dias de impasse quanto ao desbloqueio de fundos congelados em Macau.

"As partes estão de acordo quanto à realização de um intervalo e vão retomar as conversações na primeira oportunidade para continuar as discussões e formular um plano de acção para a próxima fase", disse Wu Dawei, o negociador da China, país que organiza as conversações.

A decisão de interromper as negociações foi anunciada após o enviado norte-coreano ter deixado Pequim pelo facto de a Coreia do Norte se ter recusado durante quatro dias a participar nas negociações, por não estar ainda na posse dos 25 milhões de dólares (18,8 milhões de euros) congelados no Banco Delta Ásia de Macau.

Kim Kye-gwan entrou no aeroporto internacional de Pequim sem fazer declarações e partiu às 15h00 locais (07h00 em Lisboa) num voo da Air Koryo, a companhia aérea estatal da Coreia do Norte.

A actual ronda de conversações teve início na segunda-feira, em Pequim, mas na terça-feira ficou a saber-se que a Coreia do Norte recusou-se a participar nas negociações até estar na posse dos 25 milhões de dólares que se encontravam até agora bloqueados no Banco Delta Ásia de Macau.

Na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram o desbloqueio dos fundos e concordaram com a transferência do dinheiro para uma conta numa dependência do Banco da China em Pequim que, segundo a agência Nova China, recusou a transferência de Macau por alegadas questões técnicas.

A Coreia do Norte concordou encerrar e selar até meados de Abril o reactor nuclear de Yongbyon e permitir a entrada no país de inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica, em troca do desbloqueio das verbas e de ajuda energética e económica.

Sugerir correcção
Comentar