Vai viajar de comboio? Leve farnel

Greve por tempo indeterminado começou na quinta e afecta serviço de longo curso nesta época festiva.

Foto
BLR bruno lisita

Se vai viajar de comboio previna-se em terra. Tomar um café ou uma refeição ligeira na carruagem-bar vai ser difícil porque está a decorrer uma greve dos trabalhadores da Servirail, empresa responsável pelo serviço de restauração nos comboios da CP.

Segundo António Barbosa, do Sindicato de Hotelaria do Sul, a adesão à greve rondou quinta-feira os 98% devendo nesta sexta-feira aproximar-se também desse valor. Fonte oficial da CP confirma que a grande maioria dos comboios de longo curso tem circulado sem serviço de restauração.

Os trabalhadores da Servirail lutam por aumentos salariais que, na fase actual das negociações, estão muito longe do valor oferecido pela empresa. O sindicato começou por pedir um aumento mensal de 40 euros, tendo reduzido para 30 euros, mas a Servirail só oferece seis euros.

A empresa tem 140 trabalhadores divididos entre o pessoal de bordo (com ordenados entre os 600 e os 650 euros por mês) e o pessoal de terra, afecto aos armazéns de abastecimento, que “ganha pouco mais do que o salário mínimo”, disse a mesma fonte.

O sindicato tem ainda em curso um processo para a integração de pessoal contratado no quadro da Servirail porque, segundo o mesmo dirigente, há trabalhadores há dois anos com contratos mensais sucessivamente renovados.

O PÚBLICO contactou o director da Servirail, Alexis de Monplanet, mas este não quis prestar declarações.

A Servirail pertence ao grupo francês Newrest, que comprou há seis anos a célebre Compagnie International des Wagons Lits e opera em França, Áustria e Portugal. A empresa também está no negócio do catering para a aviação.

Esta é já a terceira greve dos trabalhadores da restauração em 2016, o que levou a CP a activar junto da Servirail as garantias contratuais para pedir uma indemnização pelo incumprimento do contrato.

Fonte oficial da transportadora pública disse ao PÚBLICO que a empresa está a ponderar se deverá ou não manter nos seus comboios este fornecedor de serviços, uma vez que causa má imagem para os clientes circular com o serviço de bar e cafetaria fechados.

Os comboios afectados são os Alfas Pendulares, os Intercidades das linhas do Norte, Beira Alta e Algarve, e ainda o serviço internacional Lisboa-Madrid e Lisboa-Hendaya.

Ainda assim a CP fez embarcar garrafas de água e bolachas nos seus comboios para oferecer aos passageiros.

Sugerir correcção
Comentar