JP Morgan paga multa de 700 milhões por escândalo financeiro em Londres

Maior banco dos Estados Unidos está também a ser investigado por alegada corrupção na China e potencial fraude na venda de produtos financeiros.

Foto
Depois de chegar a acordo com o JP Morgan, Governo contratou banco para assessorar venda dos CTT DYLAN MARTINEZ/reuters

O JP Morgan, o maior banco norte-americano em activos, vai pagar 920 milhões de dólares (cerca de 700 milhões de euros) de multa pelas responsabilidades que teve no escândalo financeiro conhecido por London Whale.

Aplicadas pelas autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido, as multas decorrem do facto de ter sido dado como provado que o banco falhou na gestão do risco associado a operações que acabaram por resultar numa perda líquida de 6,2 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros). E também o sistema de reporte da área de operações ao conselho de administração e aos supervisores não funcionou.

O corretor que esteve no centro do escândalo, Bruno Iksil, aceitou cooperar com as autoridades na investigação e, por isso, não foi alvo de qualquer penalização.

Este é apenas um dos processos de investigação em que o JP Morgan está envolvido. O banco está a ser analisado por alegadas práticas de corrupção na China e, ainda, por eventual fraude na venda de produtos derivados associados a activos hipotecários.

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar