Grécia tenta virar a página depois de emitir dívida com juros abaixo de 5%

Primeiro-ministro grego festeja primeiro passo no regresso aos mercados e procura descolar a Grécia da imagem de país incumpridor. Com uma dívida acima de 170% do PIB, incertezas ainda pairam sobre Atenas.

Foto
Antonis Samaras vai receber a chanceler Angela Merkel nesta sexta-feira LOUISA GOULIAMAKI/AFP

Ainda longe de caminhar pelo seu próprio pé, mas marcando o pontapé de saída na estratégia de regresso aos mercados traçada pela troika, a Grécia interrompeu nesta quinta-feira o jejum de quatro anos fora do mercado de dívida pública. Era um cenário impensável há menos de um ano para alguns analistas, mas que o Governo grego leu como um primeiro sinal de que os investidores voltaram a confiar na economia que mais dores de cabeça tem dado à zona euro: o Tesouro conseguiu obter cerca de 3000 milhões de euros em títulos de dívida pública com um prazo de cinco anos, a uma taxa de juro inferior a 5%.

Se a operação — realizada com o apoio de um sindicato de bancos europeus e norte-americanos — está longe de representar um verdadeiro regresso aos mercados que garanta as necessidades financeiras da Grécia a juros sustentáveis, permitiu ao executivo de Antonis Samaras procurar virar uma página na crise grega. E ensaiar um discurso próximo da narrativa dos Governos da Irlanda e Portugal quando os dois países realizaram operações com as mesmas características.

O dia começou com a notícia da explosão de um carro armadilhado junto à sede do Banco da Grécia, no centro nevrálgico de Atenas onde são discutidas as políticas de austeridade. Mas o Governo virou a agulha para a emissão de dívida, com o primeiro-ministro a festejar os resultados da operação.

A procura pelos títulos de dívida a cinco anos superou largamente a oferta, com as propostas dos investidores a ultrapassarem os 20 mil milhões de euros. A elevada procura-se explica-se em parte com o facto de a Grécia ter realizado um leilão sindicado, um modelo que também foi utilizado nas primeiras emissões de dívida realizadas durante o período da troika pela Irlanda (a partir de meados de 2012) e por Portugal (a partir do início de 2013). Neste tipo de leilões, o Tesouro tem o apoio de um sindicato de bancos responsável por angariar investidores, potenciando o aumento das ofertas na operação e, com isso, a probabilidade de sucesso da operação. Foi o que a Grécia fez, contratando seis grandes bancos internacionais: Bank of America Merrill Lynch, Goldman Sachs, JP Morgan, Morgan Stanley, Deutsche Bank e HSBC.

Julgamento dos mercados
A Grécia suportou uma taxa média inferior a 5%, ao emitir 3000 milhões de euros. A esmagadora maioria deste montante ficou nas mãos de investidores estrangeiros.

O resultado da operação foi encarado pelo Governo como uma oportunidade para mostrar que Atenas é capaz de descolar da imagem de país incumpridor — um trunfo para Antonis Samaras acenar durante a visita da chanceler alemã a Atenas na sexta-feira. Isto depois de longas negociações entre o executivo grego e a troika enquanto a Alemanha pressionava Atenas a cumprir as metas do programa, fazendo daí depender a sua decisão sobre um eventual novo apoio à Grécia.

Agora que esta operação se concretizou, o Governo já fala no início do fim da crise. Para o primeiro-ministro conservador, a Grécia “deu mais um passo decisivo” e ultrapassou o “mais imparcial” dos juízes — os mercados. E os mercados, enfatizou, mostraram “de forma incontestável a sua confiança na economia grega, no futuro da Grécia e na capacidade da Grécia em sair da crise”.

Siim Kallas, agora responsável pela pasta de Olli Rehn na Comissão Europeia (os Assuntos Económicos e Financeiros), considerou igualmente que este é um “primeiro e importante passo para o regresso do país aos mercados”. E a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, disse que o resultado é sinónimo do “progresso” da Grécia e “do trabalho feito pelas autoridades gregas e pelo povo grego”. Uma mensagem em tudo idêntica às reacções da Comissão Europeia e do FMI quando Portugal fez uma emissão sindicada a cinco anos.

Evangelos Venizelos, vice-primeiro-ministro, parceiro de coligação em nome dos socialistas e antigo rosto da importante pasta das Finanças, também apareceu a falar de um “sucesso”, considerando a resposta dos mercados “encorajadora” para um país que esteve quatro anos sem arriscar lançar-se numa emissão de longo prazo, dado o elevado nível das taxas de juro da dívida exigida pelos investidores. “Os primeiros frutos [do programa grego] estão agora a aparecer”, disse, por seu lado, o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble.

Crescimento tímido
Apesar do corte de uma parte da dívida pública que estava nas mãos do sector privado, o endividamento público grego continua num nível astronómico — no terceiro trimestre do ano passado, representava 171,8% do PIB. E a previsão da Comissão Europeia aponta para um aumento até aos 177% este ano, ficando ainda nos 171,9% em 2015. Isto quando, depois de seis anos de recessão, o crescimento previsto é ainda tímido (de 0,6% projectado para 2014).

À CNBC, Don Smith, analista na corretora ICAP enquadrou esta operação com a melhoria do ambiente económico na Europa, quando os países periféricos da moeda única assistem a uma descida generalizada das taxas de juro da dívida no mercado secundário. Aqui são manifestadas intenções para a revenda de títulos emitidos pelos Estados, funcionado como indicador da tendência dos juros praticados no mercado primário, como é o caso de um leilão de dívida como o realizado nesta quinta-feira.

A Grécia não ia aos mercados desde Abril de 2010, pouco antes de ser assinado o primeiro memorando de entendimento para o empréstimo da União Europeia e do FMI. Para o vice-primeiro-ministro grego, a Grécia conseguiu testar os mercados “sob as mesmas condições, ou até melhores, do que a Irlanda e do que Portugal”.

Entre os países que negociaram um empréstimo com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, a Irlanda foi o primeiro a avançar para uma emissão de dívida pública a cinco anos, ainda em 2012. Nessa primeira operação, em Julho de 2012, a Irlanda obteve 5230 milhões de euros com os juros a rondarem os 6%; e já este ano, numa emissão com um prazo mais longo (de dez anos) o juro pago por cerca de 3750 milhões de euros rondou os 3,5%. Quando em Janeiro do ano passado Portugal emitiu dívida a cinco anos, os juros rondaram os 5% pela emissão de 2500 milhões de euros; um ano depois, ao emitir 3250 milhões de euros em dívida com o mesmo prazo, Portugal pagou uma taxa de 4,657%.

Pedro Oliveira, analista do Banco Carregosa, diz que a taxa de 4,95% suportada pela Grécia “ainda é alta – sem dúvida – mas este é um caminho que se vai percorrendo”. E enfatiza que o momento de acalmia dos mercados na zona euro permite aos países periféricos irem testando o apetite dos investidores.

Sugerir correcção
Comentar