Governo convoca parceiros para reunião a 21 de Abril

Na agenda está a preparação da última avaliação da troika.

Foto
Pedro Mota Soares, ministro do Emprego e da Segurança Social. Rita Baleia

O Governo convocou esta quinta-feira os parceiros sociais para uma reunião em sede de concertação social, no dia 21 de Abril, para preparar a 12ª avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) a Portugal, disse à Lusa fonte sindical.

A convocatória foi enviada esta manhã pelo chefe de gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares aos responsáveis das confederações patronais e sindicais.

O encontro, que terá lugar na manhã de 21 de Abril, tem como ponto único da agenda a preparação da última avaliação da troika e enquadra-se nos encontros que o Governo em feito com os parceiros sociais antes dos exames regulares.

A convocatória surge um dia depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter recebido em São Bento os representantes das confederações patronais e sindicais, para discutir a estratégia de saída da equipa do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu de Portugal e as prioridades do pós-troika.

Uma das propostas que o Governo colocou em cima da mesa foi a possibilidade de se chegar a um compromisso sobre várias matérias (incluindo o salário mínimo) na concertação social, antes da saída da troika.

A UGT disse que não aceitaria participar em "folclore eleitoral" e só estaria disponível para ponderar um acordo depois da saída da troika (17 de Maio) e das eleições europeias (a 25 de Maio) e a CGTP quer discutir o aumento do salário mínimo de forma isolada.

Do lado dos patrões há abertura para negociar, mas lembram que há um acordo assinado em 2012 que  ainda não foi totalmente cumprido.

Sugerir correcção
Comentar