Tratado de Tordesilhas e Corpo Cronológico inscritos na Memória do Mundo

Foto
A Torre do Tombo guarda o Corpo Cronológico Pedro Cunha/PÚBLICO (arquivo)

O Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico são dois dos 38 bens do património documental inscritos este ano no registo Memória do Mundo da Unesco.

De entre os 50 dossiers apresentados pelos vários Estados, os peritos escolheram 38 bens.

O Tratado de Tordesilhas — assinado em 1494 entre as coroas de Portugal e de Castela e que definia a partilha do Novo Mundo entre os dois reinos — foi um dos documentos inscritos no registo Memória do Mundo da Unesco, representando Portugal e Espanha. O original português está no Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, e o castelhano encontra-se na Torre do Tombo, em Lisboa.

Portugal fica também representado com o Corpo Cronológico — uma colecção que reúne mais de 80 mil documentos em papel e pergaminho datados dos séculos XV e XVI, guardada na Torre do Tombo.

"Feiticeiro de Oz" e processo contra Madela também escolhidos

Dos Estados Unidos entra na Memória do Mundo o filme "O Feiticeiro de Oz", obra-prima de Victor Fleming produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer.

As actas do processo intentado contra o líder anti-apartheid Nelson Mandela representam a África do Sul.

De destacar ainda os arquivos do cineasta Ingmar Bergman e os da família Alfred Nobel e uma colecção de música colonial dos séculos XVI/XVII da América Latina.

França está representada pela tapeçaria de Bayeus — um fresco bordado, com 70 metros, datado do século XI e que representa a conquista da Inglaterra em 1066 por Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia.

Criado em 1997, o registo Memória do Mundo contava até hoje com 120 bens protegidos, entre os quais se destacam a partitura original da 9ª Sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutemberg, bem como a primeira inscrição portuguesa nesse acervo — a carta de Pêro Vaz de Caminha.

Propostas por um comité consultivo composto por 14 peritos internacionais, reunido este ano em Pretória (África do Sul), e validadas pela Unesco, estas inscrições no registo Memória do Mundo visam distinguir e atribuir um reconhecimento internacional de bens do património documental mundial.

Sugerir correcção
Comentar