Ricardo Ribeiro finalista dos prémios Songlines

Com o álbum Largo da Memória é um dos quatro finalistas na categoria Melhor Artista.

Foto

O fadista Ricardo Ribeiro, com o álbum Largo da Memória, é um dos quatro finalistas dos prémios da influente revista britânica Songlines, na categoria de "Melhor Artista".

Para além de Ricardo Ribeiro, de 33 anos, estão nomeados nessa categoria o músico nigeriano Tony Allen, de 74 anos, com o álbum Film of life, a escocesa Julie Fowlis com o álbum Gach sgeul -- Every story, e o músico inglês Seth Lakeman com o álbum Word of mouth.

O álbum Largo da Memória foi editado pela Parlaphone, em Outubro de 2013. Nessa altura, Gonçalo Frota, no suplemento Ipsílon do PÚBLICO, escrevia que o disco  "nasceu de tardes passadas no Jardim de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, numa observação da cidade, espreitada por entre as árvores vergastadas por um Inverno austero. Ricardo subia com o olhar a linha do rio até ao Castelo, à Mouraria, ruas, prédios e histórias ouvidas e coligidas durante anos, descortinando de que forma a memória e a vida da própria cidade poderiam ter eco num disco feito hoje, por quem que ali sempre viveu."

A memória, nesse disco, funde-se a partir de um arquivo pessoal, feito de referências musicais fadistas, árabes, judaicas, e um desejo de que tudo isso fizesse ressoar a própria história da cidade. É um disco que se joga no equilíbrio delicado de manter inalterada a fachada fadista de Ricardo Ribeiro e, discretamente, desviar-nos para os confins de uma personalidade musical mais complexa. Agora os prémios da revista inglesa destacam-no.

Sugerir correcção
Comentar