Paolo Pinamonti vai dirigir o Teatro São Carlos... de Nápoles

Pinamonti começa no Outono quando a sua ligação ao teatro de Lisboa nunca chegou a ser esclarecida.

Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Pinamonti terá pedido rescisão do seu contrato com o São Carlos na terça-feira
Fotogaleria
Pinamonti terá pedido rescisão do seu contrato com o São Carlos na terça-feira Rui Gaudêncio

Pelos vistos o antigo director artístico do Teatro de São Carlos vai ocupar o cargo, só que não no teatro de ópera de Lisboa mas do seu homónimo em Nápoles. Segundo o jornal El País, o musicólogo italiano Paolo Pinamonti vai deixar o Teatro de la Zarzuela, em Madrid, onde esteve quatro anos, para dirigir a partir do próximo Outono o Teatro San Carlo de Nápoles, o mais antigo teatro de ópera da Europa ainda em actividade.

O musicólogo Paolo Pinamonti esteve no Teatro São Carlos de Lisboa como director artístico entre 2001 e 2007, tendo esse período sido considerado um dos mais interessantes na vida recente da casa de ópera lisboeta.

Pinamonti foi nomeado consultor artístico do São Carlos de Lisboa em Janeiro de 2014, mas uma aparente incompatibilidade com o contrato feito com a Zarzuela terá levado o musicólogo a pedir uma revisão do vínculo com Lisboa. A administração do Opart, o organismo que gere o Teatro São Carlos, terá tentado arranjar uma solução, que nunca chegou a ser anunciada, e ignora-se também quem desenhará a próxima temporada do único teatro de ópera nacional.

Embora o currículo de Pinamonti não tenha sido posto em causa, críticos de música e melómanos consideram que o São Carlos deve ter um director artístico permanente e não apenas um consultor. Joana Carneiro, a maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, residente no São Carlos, que se juntou ao teatro na mesma altura em que Pinamonti começou a assessoria, comentava recentemente ao PÚBLICO a necessidade de encontrar um director artístico para o São Carlos: “É fundamental nomeá-lo. Haver este vazio é uma situação que me preocupa muito e é urgente, mesmo muito urgente, resolvê-la – um director artístico é responsável pela identidade de um teatro.”

Sugerir correcção
Comentar