Morreu Cynthia Robinson, fundadora dos Sly and the Family Stone

Foi trompetista, cantora e fundadora dos Sly and the Family Stone, o grupo que marcou os anos 1970, influenciando sucessivas gerações da música soul e funk.

Foto

A americana Cynthia Robinson, trompetista, vocalista e fundadora do mítico e influente grupo de música soul-funk, Sly and the Family Stone, morreu de cancro aos 69 anos, soube-se esta quarta-feira, a partir da sua página oficial do Facebook.

Foi em 1966 que Cynthia Robinson começou o seu percurso pela música ao lado do cantor e músico Sly Stone, em 1966, num projecto intitulado Stoners.  Nascida a 12 de janeiro de 1946 em Sacramento, na Califórnia, dedicou-se desde muito cedo aos instrumentos de sopro quando andava na escola e integrou um coro de igreja.

Com o fim dos Stoners juntou-se ao grupo Family Stone, que viria a conhecer enorme sucesso nos anos 1970, tornando-se a partir daí num dos colectivos mais marcantes da música soul e funk, vindo a influenciar sucessivas gerações de músicos e melómanos. Dance to the Music, onde Robinson proclamava a famosa frase “Get on up and dance to the music”, foi o primeiro êxito do grupo mas seguiram-se muitos outros, como Family Affair, Everyday People, I want to take you higher ou Hot Fun in the Summertime. O colectivo, com a formação original, viria a editar oito álbuns de originais.

Em 1875 a formação original viria a sofrer alterações, mas Robinson manteve-se no projeto Sly and The Family Stone até 1983, altura em que se separaram. Ao longo dos anos viria a colaborar com outras figuras relevantes da música como George Clinton ou Prince. Junto com os seus colegas da Family Stone passou a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame em 1993, tornando-se na primeira trompetista afro-americana a receber esse tributo.

Sugerir correcção
Comentar