Mais de 11 mil pessoas passaram pelo Festival Caixa Alfama

Nos dois dias do festival, que aconteceu entre sexta-feira e sábado, estiveram 11.700 pessoas.

Foto
António Zambujo (na foto num concerto em Junho) foi um dos nomes mais esperados do primeiro dia do festival Nuno Ferreira Santos

O Festival Caixa Alfama, que aconteceu na sexta-feira e sábado em onze espaços do bairro lisboeta de Alfama, registou 11.700 espectadores, disse fonte da organização à Lusa.

O cartaz do festival contou com nomes como Frei Hermano da Câmara, Maria da Fé, Ricardo Ribeiro, Maria Armanda, Filipa Cardoso, Gonçalo Salgueiro, António Zambujo e Ana Moura, entre outros, que encheram igrejas, largos ou associações. Houve nove palcos, no total, espalhados pelo bairro.

À segunda edição, o festival parece ter-se consolidado. Em 2013, dez mil pessoas passaram pelo Caixa Alfama para ouvir Camané, Ana Moura, António Zambujo, Aldina Duarte, Cuca Roseta ou Gisela João.

Alguns destes fadistas voltaram este ano, numa aposta da Música no Coração, que organiza o Caixa Alfama, entre nomes consagrados e novos talentos do fado, a quem foi dedicado o palco instalado na Sociedade Recreativa Boa União, onde actuaram, entre outros, Joana Vales, Diana Vilarinho, Bárbara Santos, Tiago Correia e José Luís Geadas.

Da programação do festival fez ainda parte a apresentação de novos projetos, designadamente os Urbanos e Urbanas, liderados pelo músico Diogo Clemente, e uma homenagem ao fadista Fernando Maurício, que morreu em Julho de 2003, e Cantar é rezar, com Matilde Cid, Carmo Moniz Pereira e Francisco Salvação Barreto.

Até Deus gosta de Fado foi outro projecto apresentado, com a participação de Peu Madureira, Rodrigo Rebelo de Andrade, Cláudia Picado e José Gonçalez, entre outros.

O cartaz do festival incluiu ainda os concertos a solo dos guitarristas Mário Pacheco e José Manuel Neto e do pianista Júlio Resende, que tocou fados do repertório de Amália Rodrigues.
 

Notícia corrigida às 18h19

Sugerir correcção
Comentar