Lemmy Kilmister numa publicidade a uma marca de leite, semanas depois de morrer

Funeral do músico dos Motörhead aconteceu neste sábado em Los Angeles. Marca finlandesa divulgou campanha, feita um mês antes da morte de Lemmy, para lhe prestar homenagem.

Vídeo foi feito antes de um concerto dos Motörhead na Finlândia
Fotogaleria
Vídeo foi feito antes de um concerto dos Motörhead na Finlândia DR
Fotogaleria
Enquanto decorria o funeral, muitos fãs de Lemmy erguiam um memorial perto do local onde decorria a cerimónia AFP
Fotogaleria
Enquanto decorria o funeral, muitos fãs de Lemmy erguiam um memorial perto do local onde decorria a cerimónia AFP
Fotogaleria
Enquanto decorria o funeral, muitos fãs de Lemmy erguiam um memorial perto do local onde decorria a cerimónia AFP
Fotogaleria
Enquanto decorria o funeral, muitos fãs de Lemmy erguiam um memorial perto do local onde decorria a cerimónia AFP
Fotogaleria
Enquanto decorria o funeral, muitos fãs de Lemmy erguiam um memorial perto do local onde decorria a cerimónia AFP

Ainda antes do funeral de Lemmy Kilmister, este sábado, a marca de leite finlandesa Valio decidiu divulgar a campanha que preparava com o vocalista e baixista dos Motörhead em jeito de homenagem. É um anúncio publicitário que devia sair no início do ano mas que foi alterado devido à morte de Lemmy, que não resistiu a um cancro diagnosticado dois dias antes (faleceria a 28 de Dezembro).

O vídeo da campanha está disponível em sites como o YouTube, o Vimeo ou o Dailymotion e desde que foi publicado que tem sido amplamente partilhado nas redes sociais. A decisão de divulgar a publicidade partiu da agência de comunicação responsável pelo anúncio, a Hasan & Partners, que pediu primeiro autorização aos agentes do músico.

São pouco mais de vinte segundos em que vemos Lemmy Kilmister a sair de uma loja de uma qualquer estação de serviço. Devagar, de bengala na mão, ao som de O Belo Danúbio Azul de Johann Strauss, Lemmy olha para a câmara e diz: “Eu não bebo leite, nem nunca vou beber, seu idiota”.

O anúncio, um remake de uma famosa publicidade finlandesa com vinte anos, foi alterado depois da morte do músico. Assim que Lemmy termina a sua fala, a música ganha força e a câmara aproxima-se da sua cara sorridente. A imagem desvanece: Ian “Lemmy” Kilmister 1945-2015. “Levantamos os nossos copos para ti.”

No final do pequeno filme, a agência decidiu acrescentar a explicação do vídeo e a justificação de o publicar agora. “Isto é oferecido em celebração da vida de um adorável e excepcional homem – um homem que celebrava a vida de forma tão vibrante.”

Jussi Lindholm, um dos responsáveis da agência Hasan & Partners, conta que estavam a meio da pós-produção do anúncio quando souberam da morte do músico. “Estamos profundamente agradecidos por termos trabalhado com ele”, diz, citado pelo diário britânico The Guardian, explicando que em cima da mesa estava a opção de não divulgar o vídeo. Em vez disso, a agência preferiu alterar a ideia original e prestar um tributo a Lemmy Kilmister.

O vídeo foi filmado numa noite em Maunula, na Finlândia, exactamente antes de um concerto dos Motörhead. Esta história é contada na página especial que a marca Valio criou, onde se podem ainda ver algumas fotos de bastidores.

Lemmy Kilmister, um ícone do rock, morreu no final de Dezembro, aos 70 anos. O funeral, porém, aconteceu neste sábado no Forest Lawn Memorial Cemetery, em Hollywood, Los Angeles. A cerimónia de mais de duas horas foi transmitida em directo no YouTube, podendo ser acompanhada em todo o mundo. A família quis garantir que tinha privacidade no momento da despedida ao músico, evitando as correrias ao cemitério dos fãs, dando assim oportunidade a que estes pudessem assistir a partir de suas casas.

Celebrar a vida

Mais do que uma despedida, o funeral foi a celebração da vida de Lemmy, onde não faltaram histórias e homenagens. Paul Inder, filho de Lemmy, começou por recordar que em Agosto o seu pai já sabia que algo não estava bem, uma vez que não se sentia capaz de se apresentar em palco como era habitual. Para Inder, o seu pai não tinha uma persona quando entrava em palco, “era sempre o Lemmy”. “Em criança, ela era um enigma para mim. Dizem que não se escolhem os pais. Bem, eu ganhei a lotaria porque tive o Lemmy. Foste perfeito.”

O baterista dos Motörhead, Mikkey Dee, lembrou como Lemmy lhe costumava dizer que não se arrependia de nada na vida. “Dizia-me sempre que teve a vida perfeita – fazer digressões, tocar, ver os sorrisos das pessoas”, contou. “Quem me dera que o mundo pudesse saber uma parte pequena do que eu sei sobre o Lemmy.”

Visivelmente emocionado, o músico Slash destacou como o vocalista dos Motörhead foi um grande exemplo para todos os seus pares. “Tinha mais integridade num dedo do que a maior parte dos rock and rollers. Viveu a vida como quis”, disse o guitarrista.

Dave Grohl, dos Foo Fighters, também não conteve as lágrimas e garantiu que o tempo que ali tinha não lhe chegava para explicar o quanto Lemmy, o seu herói, significa para si. “Foi o verdadeiro rock 'n' roller” ao mesmo tempo que era “um grande exemplo porque era tão amável com toda a gente”, recordou Grohl.

Foram ouvidos ainda testemunhos de Robert Trujillo e Lars Ulrich dos Metallica, do vocalista dos Judas Priest Rob Halford, e Scott Ian, líder dos Anthrax. A cerimónia terminou com a guitarra de Lemmy Kilmister ligada aos amplificadores.

Sugerir correcção
Comentar