Baterista dos AC/DC declara-se culpado de ameaças de morte e posse de droga

Phil Rudd ameaçou um empregado e a sua filha de dez anos. A polícia tinha encontrado em sua casa metanfetaminas e canábis.

Foto
O julgamento está agendado para 26 de Junho MARTY MELVILLE/AFP

O antigo baterista dos AC/DC, Phil Rudd, declarou-se culpado de ameaçar de morte um empregado e a sua filha de dez anos, bem como de posse de droga. O músico de 60 anos começou nesta terça-feira a ser julgado num tribunal na Nova Zelândia.

Phil Rudd foi detido em casa em Novembro do ano passado, acusado de tentativa de planear e ordenar um assassínio de dois homens, de posse de drogas como metanfetaminas e canábis e de fazer ameaças de morte. As acusações mais graves foram dias depois retiradas devido à falta de provas.

Em tribunal, o músico responde pelos crimes de ameaça de morte e posse de droga, sendo que havia uma segunda acusação de ameaça de morte que também foi retirada também por falta de provas.

O antigo membro dos AC/DC sempre negou as acusações e em Dezembro declarou-se não-culpado. Declaração essa que agora mudou. De acordo com o relatório do tribunal, Rudd despediu vários empregados em Agosto depois de o seu álbum a solo, Head Job, ter sido um fracasso nas vendas. Um mês depois, o australiano telefonou a um sócio e disse que que queria que o seu assistente pessoal “fosse eliminado”. O assistente pessoal em questão tinha sido antes seu guarda-costas. Pelo serviço, o músico ofereceu ao sócio cerca de 142 mil euros, além de “uma mota, um dos seus carros ou uma casa”.

Phil Rudd telefonou depois à vítima, o seu assistente pessoal, para o ameaçar directamente: “Vou ter contigo e vou-te matar.” Foram várias as chamadas telefónicas que se seguiram à da ameaça. A defesa do assistente pessoal alegou que este temeu verdadeiramente pela sua segurança.

À saída do tribunal, o advogado do músico, Craig Tuck, disse aos jornalistas que a acusação “gira em torno essencialmente de um telefonema irritado – que foi isso que foi”. O objectivo é que o seu cliente seja ilibado, disse depois o advogado à CNN.

Pela acusação de ameaça de morte e se for condenado, Rudd enfrenta uma possível pena de prisão que pode durar até sete anos. A pena para a posse de canábis é de três meses e a posse de metanfetaminas tem uma pena prevista de seis meses.

Phil Rudd aguarda julgamento em liberdade, depois de ter pago uma fiança. A decisão deste caso deverá ser conhecida a 26 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar