Banda sonora do português Nuno Malo candidata à nomeação para os Óscares

O compositor português integra a lista dos 114 pré-nomeados aos Óscares com a banda-sonora de No God, No Master.

Foto
Nuno Malo estudou composição para cinema em Los Angeles DR

Nuno Malo, que compôs a banda-sonoro para o filme de Terry Green, No God, No Master, está entre os 114 compositores escolhidos para uma possível nomeação aos Óscares, à semelhança do que aconteceu no ano passado com Rodrigo Leão. A Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na sexta-feira a lista dos compositores candidatos à nomeação para melhor banda sonora original, onde surge Nuno Malo.

O compositor português surge ao lado de nomes bem conhecidos da Academia e já habituais nesta lista, como Alexandre Desplat (com cinco bandas-sonoras), Hans Zimmer, Thomas Newman, Trent Reznor e Atticus Ross, por exemplo.

Nuno Malo, que em 2011 foi premiado compositor revelação do ano nos Estados Unidos pela Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema, assina a música de No God, No Master, um thriller escrito e realizado por Terry Green e protagonizado por David Strathairn, que chegou às salas norte-americanas no final de Março.

Nascido na Madeira em 1977, Nuno Malo estudou composição para cinema em Los Angeles e é autor de várias bandas sonoras de filmes portugueses, entre os quais Assalto ao Santa Maria, de Francisco Manso, Contraluz, de Fernando Fragata, O Julgamento e A Arte de Roubar, ambos de Leonel Vieira, Filme da Treta, de José Sacramento, e A Mulher Polícia, de Joaquim Sapinho.

A Profecia Celestina (2006), de Armando Mastroianni, The Lost and Found Family (2009), de Barnet Bain, e Miel de Naranjas (2012), de Imanol Uribe, foram duas produções internacionais para as quais compôs a música original.

No ano que em foi premiado pela crítica nos Estados Unidos, o compositor distinguiu-se com a banda sonora de Amália - O Filme, de Carlos Coelho da Silva, para o qual compôs vinte temas orquestrais interpretados pela Filarmónica de Budapeste.

Para ser elegível à nomeação aos Óscares, a banda sonora deve ser composta propositadamente para o filme e deve servir como apoio dramático à obra.

Esta lista de pré-candidatos (que pode ser consultada aqui) será agora entregue aos membros votantes da Academia, que deste lote de 114 bandas sonoras terão de escolher cinco por ordem de preferência. Das mais votadas sairão então as nomeadas na categoria de Melhor Banda Sonora Original.

As nomeações para os Óscares serão anunciadas a 15 de Janeiro de 2015 e a entrega dos prémios está marcada para o dia 22 de Fevereiro no habitual Dolby Theatre, em Los Angeles.

Sugerir correcção
Comentar