Avanca 2014 distingue O Último Inverno, do iraniano Salem Salavati

A longa-metragem Pecado Fatal, de Luís Diogo, foi distinguida na Competição Avanca, dedicada às produções desta região de Aveiro.

Foto
Fotograma de O Último Inverno, de Salem Salavati

O Último Inverno, do realizador iraniano Salem Salavati, arrebatou o Prémio Cinema para a melhor longa-metragem nos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia Avanca 2014.

De acordo com a organização do festival, que durou dez dias e teve cinco dias de competições, conferências e workshops internacionais, entre os países distinguidos contam-se o Iraque, o Chipre e a Venezuela.

O Último Inverno, do iraniano Salem Salavati, ganhou o Prémio Cinema para a melhor longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio de Melhor Actriz, que distinguiu Asiyeh Moradizar.

A curta-metragem O Imortalizador, de Marios Piperides (Chipre), ganhou os prémios Curta-Metragem e Estreia Mundial.

Com o Prémio Animação foi distinguido o filme russo Tons de Cinzento, de Alexandra Averyanova, enquanto o Prémio Vídeo reconheceu o filme mexicano Ar, de Romina Quiroz.

O Prémio da Melhor Fotografia foi para Amir Alivaisi, no filme iraquiano Preto & Branco, de Jalal Saepanah.

Na Competição Avanca - que reuniu uma selecção de obras produzidas nesta região do distrito de Aveiro - foram distinguidas a longa-metragem Pecado Fatal, de Luís Diogo, a curta-metragem Balança, de Rui Falcão, o documentário A Pedra e a Palavra, de Nagib Haickel, e a animação Foi o Fio, de Patrício Figueiredo.

O documentário Shado'man, do holandês Boris Gerrets, recebeu o Prémio Televisão, tendo o Prémio Estreia Mundial também distinguido os documentários The Vatican and the Third Reich, de Rufo Pajares (Espanha), e A Pedra e a Palavra, de Nagib Haickel (Brasil/Portugal).

Na secção competitiva Trailer in Motion, foi distinguido o trailer Der Kreis, de Stefan Haupt (Suíça), e o videoclip Le peuple de l'herbe - Parler le fracas, de Wasaru (França). O videoclip português Napoleon, de Marco Miranda, recebeu uma menção especial.

 

Sugerir correcção
Comentar