A companhia dos Lobos

Foto
Norberto Lobo

No Maria Matos estarão de um lado as guitarras de Norberto, do outro a bateria e as percussões várias de João

E quando se pensava que Norberto Lobo poderia refastelar-se a gozar os louros de "Fala Mansa" ter sido um dos notáveis discos lançados em 2011, encontramo-lo já pronto na rampa de lançamento para mais um ou dois ou até três novos álbuns. É possível que haja novo delírio Tigrala em 2012 e quem sabe se a sua solitária guitarra voltará a cantar nos próximos meses... O certo é que o duo em que se junta a outro Lobo (nome próprio João, encontrável habitualmente em concertos dos Tetterapadequ ou em discos de Júlio Resende, Scott Fields ou Carlos Bica) apresenta já na próxima quarta-feira, no Maria Matos, aquilo que virá a ser o álbum "Mogul de Jade". De um lado, as guitarras acústicas e eléctricas de Norberto; do outro, a bateria e percussões várias de João. Tudo porque o jorro criativo de Norberto foi de tal ordem na preparação de "Fala Mansa" que ficou com uma colecção de temas a pedir outros caminhos e mais um par de mãos. E daí veio a bateria de João, amigo de infância do guitarrista, e que actuou com ele no seu baptismo de palco há 12 anos.

O curioso é que se as alusões à música indiana e ao free jazz aparecem amiúde como ajudas à cartografia desta parceria, a verdade é que Lobo+Lobo não equivale necessariamente a mundos de pura improvisação. "Mogul de Jade", e é isso que descobriremos certamente na próxima semana, acolhe também canções (não direitinhas, claro) que tanto poderiam ser minhotas acompanhadas à viola braguesa como brasileiras sintonizadas no tropicalismo. Em antecipação à edição de "Mogul de Jade" - que deverá acontecer antes que se fine o primeiro trimestre do ano -, os dois Lobos actuarão ainda no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 18 deste mês.

Norberto Lobo & João Lobo

Lisboa. Teatro Municipal Maria Matos - Sala Principal. Av. Frei Miguel Contreiras, 52. 4ª, 15, às 22h. Tel.: 218438801. 7,5€ a 15€.

Sugerir correcção
Comentar