Pixies: afinal há mesmo um novo álbum a caminho

O primeiro álbum dos Pixies em 23 anos é editado a 28 de Abril.

Foto
A banda no concerto de Lisboa em Novembro do ano passado nuno ferreira santos

No ano passado, houve uma nova canção, Bagboy, e depois um EP e já este ano seguiu-se outro EP. Não se sabia, no entanto, se um novo álbum, o primeiro em 23 anos, estaria a caminho mas esta segunda-feira a banda de Black Francis confirmou: Indie Cindy vai chegar às lojas já no dia 28 de Abril. Entretanto, foi editado mais um EP.


É o primeiro álbum dos Pixies, desde que Trompe le Monde foi editado em 1991. Indie Cindy vai ser editado pela editora independente da banda, a Pixiesmusic, e incluirá então as canções dos três EPs. A chegar primeiro às lojas japonesas, a 23 de Abril, o novo álbum da banda é editado no mercado europeu a 28 de Abril e chega aos Estados Unidos no dia a seguir, 29.

Indie Cindy será também o primeiro álbum da banda, sem a baixista Kim Deal, que renunciou à banda no ano passado, tendo sido substituída por Kim Shattuck, com quem a banda se apresentou em Lisboa em Novembro. No entanto então, o tempo de Kim Shattuck nos Pixies também não durou muito tempo e esta foi já substituída por Paz Lenchantin, baixista dos Zwan, A Perfect Circle e dos Entrance Band.

No meio destas trocas, este novo disco acabou por ser um projecto apenas de Black Francis, Joey Santiago e David Lovering, que disse ao The Guardian que a banda começou a ponderar a sério a possibilidade de gravar novo material há cerca de quatro anos. “Nova música pareceu-nos algo que tínhamos simplesmente de fazer, não podíamos continuar em digressão sem nada novo”, explicou o baterista dos Pixies ao jornal britânico, mostrando-se “muito contente” com o resultado final.

A produção é de Gil Norton, que trabalhou com a banda nos álbuns Doolittle, Bossanova e Trompe Le Monde, e o grafismo do álbum é assinado por Vaughan Oliver, parceiro de longa data dos Pixies.

Os Pixies terminaram em 1994 e reagruparam-se em 2004 para digressões de revisitação à sua discografia. Desde então são vários os concertos que a banda tem dado. No ano passado estiveram em Lisboa e voltam este ano ao Porto ao Optimus Primavera Sound, no Porto, a 6 de Junho.

Tracklist:

What Goes Boom
Greens and Blues
Indie Cindy
Bagboy
Magdalena 318
Silver Snail
Blue Eyed Hexe
Ring the Bell
Another Toe in the Ocean
Andro Queen
Snakes
Jaime Bravo

Sugerir correcção
Comentar