Irene Flunser Pimentel abre Festival Literário da Madeira

Programa inclui espectáculo Olhos de Onda, de Adriana Calcanhotto.

Foto

Irene Flunser Pimentel abre nesta quarta-feira, o Festival Literário da Madeira (FLM), numa “conversa à mesa” com Paula Moura Pinheiro, sobre o Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.

Além da historiadora e investigadora Universidade Nova de Lisboa, distinguida com o Prémio Pessoa em 2007, participam na quarta edição do FLM Paulo Scott e Alexandra Lucas Coelho, vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2012 com o seu romance de estreia E a Noite Roda. A anteceder a abertura oficial do festival, o escritor brasileiro e a jornalista portuguesa tiveram ontem uma “conversa cruzada”, a bordo de um navio de cruzeiros, sobre uma obra de Raul Brandão, As Ilhas Desconhecidas, tendo como base o Oceano Atlântico e as relações entre Portugal e o Brasil

O diversificado programa do festival prevê intervenções de 40 autores portugueses e estrangeiros, entre os quais Gonçalo M. Tavares, Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares, Nuno Lobo Antunes, João de Melo, Valério Romão, Manuel Jorge Marmelo, Carlos Quiroga, Raquel Varela, João Tordo, Golgona Anghel, Paulo Moura, o brasileiro Luiz Ruffato e o angolano José Eduardo Agualusa. O FLM, que decorre no Funchal até 23 de Março, integra conversas no Teatro Municipal Baltazar Dias, conferências e diversos espectáculos, para além do Festivalinho Literário Infantil, uma iniciativa que tem como objectivo promover a leitura junto dos mais novos.

O quarto festival, este ano subordinada ao mote Queria de ti um país, de Mário Cesariny, inclui a apresentação de 12 novas obras, como Mãe, o que é que é Deus?, de Maria João Saraiva de Menezes, e História do Povo na Revolução Portuguesa, de Raquel Varela. Será também lançada a edição portuguesa de Vagina – uma Nova Biografia, livro da autora e activista norte-americana Naomi Wolf, que participou no festival do ano passado. A apresentação da obra estará a cargo do padre e filósofo Anselmo Borges, que prefacia a edição com a chancela da Nova Delphi.

O festival inclui, no dia 21, o espectáculo Olhos de Onda, da cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que foi directora por bum dia do PÚBLICO, na sua edição do 24º aniversário. Apostado na internacionalização do evento, a organização pretende no futuro “alargar o programa a mais autores estrangeiros e divulgar a literatura lusófona no exterior", revelou Francesco Valentini, da editora Nova Delphi, promotora da iniciativa.

Sugerir correcção
Comentar