Grande prémio do Porto Cartoon para artista sérvio

Fotogaleria
Grande Prémio - "Naufrágio", de Miro Stefanovic (Sérvia)
Fotogaleria
2º Prémio - "Atrapados", de Boligán (México)
Fotogaleria
3º Prémio - "Libertea", de Wilem Rasing (Holanda)
Fotogaleria
1º Prémio Manoel de Oliveira - Ivan Prado (Alemanha)
Fotogaleria
1º Prémio José Saramago - Mauricio Parra (Colômbia)

O trabalho com o título "Naufrágio" valeu ao artista sérvio Miro Stefanovic o Grande Prémio do XV PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), e subordinado ao tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

O júri internacional do prémio, presidido pelo holandês Peter Nieuwendijk, atribuiu o segundo prémio ao trabalho Atrapados, do artista cubano radicado no México Boligán, e o terceiro a Libertea, do holandês Wilem Rasing.

Foram ainda atribuídas oito menções honrosas a artistas da Bélgica e Roménia (duas cada), Inglaterra, Israel, Polónia e Ucrânia.

A edição deste ano do PortoCartoon contemplou a criação de dois prémios especiais de homenagem a Manoel de Oliveira e a José Saramago, cujos vencedores foram, respectivamente, Ivan Prado, autor espanhol residente na Alemanha, e Mauricio Parra, da Colômbia.

À edição deste ano do festival organizado pelo MNI concorreram - segundo o comunicado da instituição - cerca de 1700 obras, de mais de 500 artistas de todos os continentes. O Irão foi o país mais representado, com 121 trabalhos de 41 cartoonistas, seguido da Roménia, Sérvia, Turquia, Portugal e Bélgica.

Para além de Peter Nieuwendijk, o júri foi constituído por Xaquín Marín, fundador do Museo de Humor de Fene (Espanha), Francisco Laranjo, director da Faculdade de Belas Artes do Porto, e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do MNI.

Os prémios do XV PortoCartoon vão ser entregues na cerimónia de abertura da exposição do festival, no próximo dia 23 de Junho, nas instalações do MNI, iniciativa que será integrada no programa das Festas de S. João.

 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar