Córtex, festival de curtas-metragens de Sintra, homenageia João César Monteiro

A quarta edição vai decorrer de 10 a 13 de Outubro no Centro Cultural Olga Cadaval.

Foto
João César Monteiro, fotografado em 1996 Daniel Rocha

O Córtex, Festival de Curtas-Metragens de Sintra, agendado para Outubro, assinalará os dez anos da morte do realizador João César Monteiro (1939-2003), exibindo quase uma dezena de filmes naquele formato, além da recente produção portuguesa em competição.

A quarta edição, cujo programa foi esta quarta-feira apresentado, decorrerá de 10 a 13 de Outubro no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A sessão de abertura do Córtex será dedicada a João César Monteiro (1939- 2003) com a exibição de filmes como Sofia de Mello Breyner Andresen (1969), sobre a impossibilidade de se conseguir filmar poesia - afirmou um dia o realizador -, Quem espera por sapatos de defunto morre descalço (1971) e O amor das três romãs (1979), de uma série da RTP.

Durante o festival estará patente no Centro Cultural Olga Cadaval uma exposição de fotografias de rodagem do cineasta e está previsto um debate com atores, produtores e técnicos que trabalharam com João César Monteiro.

A competição nacional apresentará 17 filmes, entre os quais A palestra, de Bruno Almeida, feito no âmbito de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012, O coveiro, de André Gil Mata, premiado esta semana no Motelx, Gambozinos, que João Nicolau apresentou e viu premiado na Quinzena de Realizadores, em Cannes, e O facínora, de Paulo Abreu.

Na competição internacional estarão seis filmes da Bélgica, Espanha, França e Turquia, entre as quais Aquel no era yo, de Esteban Crespo Los Demonios, de Miguel Azurmendi e Sessiz/Be Deng, de Rezan Yesilbas.

O júri integra a atriz Carla Chambel, a realizadora Graça Castanheira, o programador José Vieira Mendes, Marta Fernandes, da Midas Filmes, e o jornalista Nuno Galopim.

 

Sugerir correcção
Comentar