Convento de Arroios, liceus e Torre do Tombo classificados como monumentos de interesse público

Foto
O liceu Pedro Nunes, agora classificado, foi recentemente alvo de obras de renovacao pelos arquitectos Pedro Botelho e Maria do Rosário Beija João Gaspar

O secretário de Estado da Cultura classificou hoje como monumentos de interesse público nove edifícios, entre os quais quatro escolas, todos em Lisboa, revelou fonte do gabinete de Jorge Barreto Xavier.

Receberam esta classificação a igreja do Antigo Convento de Arroios, que resistiu ao terramoto de 1755 e formava padres jesuítas para irem para a Índia, a casa apalaçada de inspiração parisiense da Avenida da Liberdade, nº 193, e respectivo jardim e o Palácio da Rosa, incluindo a Igreja de São Lourenço e toda a área de jardim, no bairro da Mouraria.

O edifício do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Alameda da Universidade, que guarda mais de dez séculos de história, e o Chafariz d’El-Rei, na freguesia da Sé, que durante anos desempenhou um papel central no fornecimento de água a Lisboa foram outros dos edifícios classificados.

Foram também classificadas como monumentos de interesse público as escolas secundárias D. Filipa de Lencastre, Pedro Nunes e Camões e os edifícios do Jardim-Escola e Museu João de Deus.
 

Sugerir correcção
Comentar