Centros de apoio para artistas Portugueses e Brasileiros em fase avançada

As negociações entre Portugal e Brasil vão dar origem a novos centros de apoio aos artistas e a protocolos entre o Instituto do Cinema e Audiovisual e o seu congénere brasileiro.

Foto
Barreto Xavier está de visita ao Brasil para a Bienal do Livro no Rio de Janeiro NUNO FERREIRA SANTOS

Os centros culturais Portugal-Brasil e Brasil-Portugal estão em fase de negociação “avançada”, disse o secretário de Estado da cultura Jorge Barreto Xavier à Lusa. Estes centros querem facilitar a circulação de produções brasileiras em Portugal e vice-versa e já têm financiamento de alguns empresários brasileiros.

O secretário de Estado da Cultura está em visita oficial ao Brasil onde esta sexta-feira tem uma reunião na Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Prevê-se que o projecto esteja fechado até meados do próximo ano, segundo a Lusa. Estes centros querem ser pontos de apoio em Portugal e no Brasil para os artistas portugueses e brasileiros que queiram desenvolver projectos no outro país.

“Não queremos que seja apenas um local de apresentação, porque já há muitas salas para apresentações tanto em Portugal como no Brasil. Será mais um espaço para polarização da nossa realização”, explicou Barreto Xavier à Lusa, no Rio de Janeiro.

Para além disto, a intensão é que os centros tenham informação actualizada sobre a programação cultural dos dois países para a consulta do público com geral, e que venham a facilitar a circulação de criações portuguesas na América Latina, e brasileiras na Europa.

Além desta parceria, há ainda a as negociações entre o português Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e o seu congénere brasileiro, Agência Nacional de Cinema (Ancine), que estão também adiantadas – o acordo poderá ser assinado já em Setembro.

Este documento quer estimular as co-produções cinematográficas entre Portugal e Brasil e tornar mais eficiente a distribuição de obras televisivas em países terceiros, especialmente os de língua portuguesa. com Lusa.

Sugerir correcção
Comentar