Biblioteca orçada em dois milhões de euros homenageia José Cardoso Pires em Vila de Rei

Foto
Escritor natural de Vila de Rei faleceu há dez anos (26 de Outubro) Pedro Cunha (arquivo)

Uma biblioteca vai ser inaugurada em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, no próximo domingo, com a presença de Cavaco Silva. A obra – que custou dois milhões de euros – vai ter o nome “Biblioteca Municipal José Cardoso Pires”, em tributo ao escritor português.

“Será um dia muito importante para o concelho de Vila de Rei, não só pela inauguração da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires (numa homenagem ao escritor natural do concelho, cujo décimo aniversário da sua morte se assinala nesse dia), como pela honra da presença do Presidente”, disse Irene Barata, presidente da autarquia albicastrense.

“A Biblioteca Municipal resulta de um esforço financeiro muito grande por parte da autarquia, mas significa uma resposta efectiva a uma carência há muito detectada, uma vez que será um centro do conhecimento acessível a toda a população e com actividades para todas as idades”, continuou a autarca.

Com um apoio financeiro de 500 mil euros por parte do Ministério da Cultura, a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires vai dar emprego a dez funcionários e englobará também o Centro de Estudos João Maia – padre jesuíta natural da freguesia de Fundada, que se destacou na área da literatura popular.

Cedido pela família de José Cardoso Pires, será disponibilizado para consulta parte do espólio do autor, que inclui obras oferecidas (com dedicatória) por outras personalidades, como Alves Redol, António Lobo Antunes, Eugénio de Andrade, António Alçada Baptista, Mário de Carvalho, Mário Cláudio, Luísa Dacosta ou Jacinto Prado Coelho.

“Numa altura em que tudo é digitalizado, pretendemos preservar e fomentar o gosto pela pesquisa, consulta e leitura literária, num contexto de partilha de saberes, disponibilizando um serviço de qualidade bastante singular, na medida em que integra boa parte do espólio literário do escritor José Cardoso Pires”, informou Irene Barata.

Na ocasião, será também inaugurada uma exposição de peças elaboradas por vários artistas plásticos, que responderam ao desafio de ilustrar algumas das obras do escritor falecido há dez anos. A mostra intitula-se “José Cardoso Pires, Ilustrações da Escrita” e inclui trabalhos de Júlio Pomar e Sá Nogueira, bem como outras obras, como “O Grande Fabulário de Portugal e do Brasil” ou o primeiro número de uma edição especial de quinze exemplares de “Dinossauro Excelentíssimo”, que contém um desenho original de João Abel Manta e um fragmento manuscrito de José Cardoso Pires.

A presença de Cavaco Silva será também aproveitada pela autarquia para promover o lançamento do livro "Limite dos Limites", do historiador José Gaspar Domingos, com edição da Câmara Municipal de Vila de Rei. Segundo disse Irene Barata, “mercê de aturada investigação, este livro reúne documentação histórica que comprova as razões de Vila de Rei relativamente ao diferendo territorial que mantém com a autarquia vizinha de Mação”.

Sugerir correcção
Comentar