Arquitectura: prémio Stirling 2007 atribuído ao Museu de Literatura Moderna da Alemanha

Foto
A Casa da Música, no Porto Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

O Museu de Literatura Moderna da Alemanha, do britânico David Chipperfield, venceu o prémio Stirling 2007 de arquitectura, o mais prestigiado do Reino Unido, em que a Casa da Música, no Porto, estava entre os finalistas.

O prémio Stirling, no valor de 20 mil libras (29 mil euros), foi atribuído ontem pelo Instituto Real dos Arquitectos Britânicos, visando distinguir a maior contribuição anual para a arquitectura.

O júri considerou que o edifício do Museu de Literatura Moderna da Alemanha, situado em Marbach, é "simultaneamente rico e contido", destacando que os materiais utilizados "converteram-se numa assinatura".

Além da obra vencedora e da Casa da Música, a lista de finalistas incluía o edifício da Copa América, em Valência, a Estação de Dresden, o edifício The Savill, em Windsor, e o Teatro Young Vic, de Londres.
Os participantes têm de ser membros daquele instituto, mas a obra pode ter sido construída em qualquer país da União Europeia. O prémio tem o nome do prestigiado arquitecto britânico James Stirling (1926-1992).

No ano passado, o prémio de arquitectura Stirling foi atribuído ao Aeroporto de Barajas, em Madrid, uma obra desenhada por Richard Rogers.

Sugerir correcção
Comentar