A discografia integral dos Pink Floyd vai chegar ao Spotify

Wish You Were Here é o tema que estreia catálogo dos britânicos no popular serviço de música.

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Os Pink Floyd estrearam-se em 1967 com The Piper at the Gates of Dawn e lançaram o último trabalho de estúdio em 1994 DR

Os dias de conflito entre os Pink Floyd e as lojas de música digital pertencem ao passado. Há muito com a presença assegurada em espaços de venda de grande alcance, como o iTunes ou a Amazon, a banda britânica prepara-se para disponibilizar toda a sua discografia num serviço de streaming – o Spotify.

O acordo foi revelado nesta sexta-feira, no Twitter, mas sem data para se materializar. Os 14 álbuns de estúdio e os três que os Floyd gravaram “ao vivo” só vão estar disponíveis depois de Wish You Were Here ser tocado um milhão de vezes no Spotify. O tema-título do disco de 1975 é o único que para já se pode ouvir naquele serviço e a chave para a restante discografia.

É uma acção promocional. Enquanto o tema não chegar ao milhão de plays, constrói-se o burburinho necessário para o lançamento da integral ser um sucesso. A meta é ambiciosa, mas não deve ser demasiado difícil para uma banda com a dimensão dos Floyd. No fim, ganham todos – banda, editora (EMI), Spotify e fãs de David Gilmour, Roger Waters e companhia.

Mas o anúncio desta sexta-feira não se fica pela publicidade – revela que os autores de The Dark Side of The Moon estão mais conformados com as novas realidades do mercado discográfico. Em 2010, quando ameaçaram deixar o iTunes e a Amazon, os britânicos argumentavam que os seus álbuns são para serem ouvidos na íntegra e não tema a tema.

Na altura, os Pink Floyd acusaram a editora, a EMI, de negociar à sua revelia os direitos de venda no mercado digital. No início de 2011, depois de comunicado o entendimento entre a banda e a editora, a oferta nas lojas de música digitais permaneceu como estava – era (e é) possível comprar os álbuns completos ou cada tema individualmente.

O Spotify é diferente. É um serviço que permite ouvir música em streaming sem a comprar directamente. Os utilizadores pagam assinaturas mensais que lhes dão acesso a todo o catálogo. No entanto, também existe uma modalidade gratuita em que o Spotify inclui publicidade entre os temas. Como não é de esperar que a empresa sueca altere o seu modelo de negócio para um único cliente, isto significa que os Floyd aceitaram, por exemplo, que um anúncio preceda o barulho da caixa registadora que que abre famosamente Money.

No que diz respeito a temas ouvidos individualmente, a diferença em relação às tradicionais rádios é pouca (ou nenhuma). Onde o Spotify se intromete no que há uns anos parecia ser terreno sagrado para os Pink Floyd é na integridade dos álbuns, da obra.
 

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