Clothilde e o que vem de dentro

Tem a frontalidade de uma primeira obra e a vivência de quem já viu mundo, sentiu e pensou de muitas maneiras. Disco raro, para estimar. Afinal, foram precisos 42 anos para chegar até ele. Do inglês to twitch, contorcer.

Vegetação, paisagem, floresta
Fotogaleria
Fotografia de retrato, Árvore
Fotogaleria

“Foi preciso chegares aos 40”. A mãe de Sofia Mestre, a pessoa por detrás de Clothilde, tinha passado a infância a instigá-la a mexer com música, mas foram precisas as voltas que foram precisas para que o momento certo chegasse. Sonja, activista cultural multifacetada e responsável pela editora Labareda, desafiou a amiga de longa data a publicar o seu primeiro trabalho em música para a sua compilação 100% feminina, Labareda, distribuída em dois volumes. Twitcher é a estreia de Clothilde num formato de longa-duração.

Sofia nasceu e cresceu em Lisboa. Partiu durante quase uma década para Espanha, onde estudou colorismo e trabalhou nessa área para cinema e publicidade. Regressou à capital quando tanta gente estava a partir, no ano de 2009. Foi mexendo também em desenho e fotografia, mantendo o seu percurso de exploração criativa vivo. O seu companheiro Zé (como ela fala dele), depois de começar a mexer com circuit bending passou para a criação e fabrico de modulares, que passou a produzir para consumo domiciliário do casal. Sempre a melhorar, com calma, tempo e aprumo os acabamentos tecnológicos destas máquinas emissoras de sinais sonoros electrónicos moduláveis.

“Eu gosto do instinto. Da coisa vir de dentro”. Ouve-se bem, claro. Numa época onde a utilização deste tipo de tecnologia se expandiu e democratizou, gerando milhentos discos exclusivamente feito com estes utensílios, o trabalho aqui em questão destaca-se de imediato pela directicidade. É emocionalmente legível, honesto, brutalista, bravo. Os vícios normais do “género musical” em questão (previsibilidade, circularidade monótona) são uma não-questão, com a música cheia de direcções melódicas, harmónicas, rítmicas, estruturais e narrativas sempre em progressão, mas com uma história para contar, com princípio, meio e fim, ao ponto de quase se tornarem canções.

“Eu lembro-me de quando comecei a ouvir as [minhas] músicas de fora… pode não estar lá para ninguém, mas parece que toda a música que ouvi na minha vida está lá. Comecei a ouvir Joy Division, Bauhaus. São ritmos, são cadências que me fazem ir atrás delas… é tripas”.

Esta concisão poética à flor da pele é cruzada com o contacto que acabou por ter em anos recentes com a música de visionárias da composição e improvisação electrónica. Fala-nos de Eliane Radigue e Daphne Oram, e de forma certeira a Labareda refere ainda Maryanne Amacher, Jessica Rylan ou Annea Lockwood. Gente que sempre trabalhou novas formas que reformulassem e fizessem andar para a frente vários tipos de música de origem oriental e ocidental, o minimalismo, a electroacústica, por vezes a própria ideia de canção.

No particular de Twitcher, Sofia contou com a valiosa opinião do seu Zé e do amigo Marco Guerra, que lhe deram feedback precioso sobre as propostas de edição e alinhamento de disco que ia desenhando. Esse é outro aspecto refrescante deste trabalho, onde não há peças desnecessariamente longas nem vinhetas demasiado curtas, mas objectos-sonoros vivos, cheios de capital musical. “O único corte que [cada música] tem é no início e no fim. Não há nada no meio. Decido exactamente o ambiente em que quero começar a tocar na faixa. Foi tudo muito instinto. Tudo é uma improvisação no momento. Acaba, ponto. Acho que foi isso que me atraiu nestas máquinas. É um momento, super efémero. Se eu não gravar nunca vou poder ouvir aquilo que fiz”.

Acerca da natureza das coisas incontroláveis: “Aqui não posso parar porque [se o fizer] as máquinas páram de tocar. É tudo muito veloz na minha cabeça. Como é que tiras, introduzes e pões, e pões uma linha e outra mais áspera... é lindo, não tenho tempo para parar, olhar e para avaliar. Gosto disso, dessa crueza”. (Para quem não souber como funciona, uma maneira simples de explicar estas máquinas é que elas são geradoras de sinais sonoros não totalmente controláveis, e que para adquirirem simultaneamente musicalidade e complexidade requerem perícia e paciência para serem orquestrados, visto cada um dos sons - e seus processamentos - serem parcialmente instáveis.)

Nas suas apresentações ao vivo essa qualidade mantém-se: não leva qualquer muleta, mas sim o mesmo material que emprega no seu trabalho privado. “Há coisas que aconteceram naquelas faixas [do disco] que ao vivo é difícil de lá chegar. Precisava de tocar duas horinhas para chegar lá”. Tal como em estúdio, em palco, para além de algumas notas acerca de como chegar a determinados tipos de som, tudo começa com “uma história na cabeça, um fio condutor”, e parte daí para o processo abismal de tentar ver deus nosso senhor.

A sua editora, Sonja, próxima não só de Sofia como de Nuno Patrício e de Marco Guerra através do colectivo artístico Fungo, responsável por eventos e edições nos últimos anos largos, tem utilizado a Labareda para dar espaço a coisas novas, entre estreias absolutas a primeiras colaborações. Para além dos supramencionados dois volumes da compilação Labareda, onde estão mulheres de nova geração da electrónica, casos de Jejuno, Raw Forest ou Caroline Lethô, contou também com a colaboração de Anabela Duarte, com conhecido e já antigo percurso na música nacional. De destacar ainda dentro do catálogo da editora para o trabalho homónimo de BLEID, das mais interessantes artistas actualmente em Portugal a trabalhar todos os tipos de formas electrónicas abertas, quer em âmbitos mais ligados à música de dança, quer em desenhos arrítmicos ou trabalhos mais puramente texturais (mas sempre dinâmicos). Twitcher surge numa edição digital gratuita disponível no bandcamp da Labareda, e em tiragem limitada em cassete, disponível por encomenda online ou em lojas mais investidas no apoio continuo às tiragens de música independente em Portugal.

Novamente Sofia: “Nunca fiquei tão satisfeita com nada que tenha feito” no seu percurso criativo. “Acho que esta é a que me preenche mais, a que me toca mais. Acho que é onde consigo ser mais pura, mais verdadeira”. As coisas chegam quando têm que chegar, as boas e as más. Esta é das boas. Tem a frontalidade de uma primeira obra e a vivência de quem já viu mundo, sentiu e pensou de muitas maneiras. Disco raro, para estimar. Afinal, foram precisos 42 anos para chegar até ele. Do inglês “to twitch”, contorcer.

Sugerir correcção
Comentar