Vítor Aguiar e Silva vence Prémio Ensaio Eduardo Prado Coelho

Foto

Autor de ensaio receberá 7500 euros

Vítor Aguiar e Silva é o primeiro vencedor do Grande Prémio Ensaio Eduardo Prado Coelho da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu livro "Jorge de Sena e Camões - Trinta Anos de Amor e Melancolia". A deliberação do júri teve resultado unânime.

A decisão sobre o livro da editora Angelus Novus foi tomada ontem pelos jurados António Pedro Pita, José Cândido Martins e Paula Cristina Costa.

O prémio, que todos os anos distinguirá uma obra de ensaio literária publicada em livro, consiste em 7500 euros e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Distingue, anualmente, uma obra de ensaio literário, publicada em livro.

Vítor Aguiar e Silva nasceu em 1939. Estudou e ensinou na Universidade de Coimbra, onde foi professor catedrático da Faculdade de Letras. Em 1989, transferiu-se para a Universidade do Minho, onde foi professor catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas, fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica e desempenhou as funções de vice-reitor.

Tem-se dedicado sobretudo ao estudo da Teoria da Literatura bem como da Literatura Portuguesa do Maneirismo, do Barroco e do Modernismo.

Publicou, entre outros, os trabalhos "Para uma interpretação do Classicismo", "Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa", "Teoria da Literatura", "Competência Linguística e Competência Literária: Sobre a possibilidade de uma poética gerativa", "Análise e Metodologias Literárias" e "Camões: Labirintos e Fascínios", obra distinguida com o Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores.

O investigador já foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora, em 2002. Em 2007, foi-lhe entregue o Prémio Vida Literária, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e em 2009 foi o vencedor do Prémio D. Diniz atribuído pela Fundação da Casa de Mateus. 

O prémio será entregue a 23 de Abril num colóquio dedicado a Eduardo Prado Coelho na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Sugerir correcção
Comentar