Três dias de bilhetes de cinema a 2,5 euros

Festa do Cinema decorre de 16 a 18 de Maio em cerca de 500 salas. Em 2015 as receitas e os espectadores em Portugal cresceram 20%, o maior aumento em toda a Europa.

Foto
Maria da Luz Nolasco considera a actual direcção do cineclube responsável pelo abandono de sócios Carla Carvalho Tomás

No início da próxima semana realiza-se a segunda edição da Festa do Cinema, disponibilizando 94 mil lugares a 2,5 euros em 500 salas de em todo o país. De 16 a 18 de Maio, o evento “reforça o privilégio de assistir a filmes em salas de cinema”, como disse um dos seus responsáveis, Nuno Sousa, citado em comunicado a partir da apresentação da Festa do Cinema à imprensa, no mesmo dia em que o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) revelou que em 2015 Portugal foi o país europeu com maior margem de crescimento de espectadores em sala de cinema.

A Festa do Cinema, organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses pela primeira vez em Maio de 2015, estendeu-se ao mesmo número de salas de cinema com bilhetes ao mesmo preço reduzido. Contou com cerca de 200.000 espectadores e este ano espera, conforme anuncia a organização em comunicado, atingir os 250 mil espectadores.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais. Durante a Festa do Cinema, os bilhetes custam 2,5 euros para qualquer sessão (com excepção dos filmes com óculos 3D ou salas VIP), em qualquer das 500 salas de cinema em actividade, num total de 94 mil lugares, universo que abrange todas as capitais de distrito. A programação está disponível em www.festadocinema.pt.

"Acreditamos que a Festa em 2015 contribuiu  para a reconciliação do público com o cinema, tendo-se invertido a tendência dos últimos anos de diminuição de espectadores em sala", disse Filomena Serras Pereira, presidente do ICA, na apresentação da Festa do Cinema na noite de segunda-feira, citada em comunicado da organização.

2015, ano recorde nos cinemas da Europa mas de perda para o cinema europeu

Foi também na segunda-feira que o ICA divulgou o relatório Cinema de/from Portugal, em que indica que os 14,5 milhões de espectadores de total de afluência às salas no ano passado representaram um aumento de 20% em relação aos dados de 2014, o que representa a maior subida de toda a Europa. E reitera os dados que divulgou em Janeiro: em 2015 o cinema português foi visto por 940.063 espectadores no circuito comercial, registando o valor mais elevado desde 1975.  

As salas europeias de cinema, em 2015, tiveram 1,210 milhões de espectadores, um aumento de 5,2% face a 2014, com Portugal (20,4%), Finlândia (20,3%) e Dinamarca (15,8%), a liderarem essa subida, como estimou em Fevereiro o programa MEDIA Salles.  

Sugerir correcção
Comentar