O futuro presidente que lançou o concurso para a construção do CCB

Engenheiro civil e catedrático do Instituto Superior Técnico, passa da Parques de Sintra Monte da Lua para o cargo ocupado por Vasco Graça Moura até à sua morte.

Foto
Foi como presidente do antigo IPPC que lançou o concurso para a construção do CCB Daniel Rocha

António Lamas foi presidente do antigo Instituto Português do Património Cultural (IPPC), cargo em que, em 1987, lançou o concurso para a construção da instituição à qual vai agora presidir – o Centro Cultural de Belém (CCB). Professor catedrático do Instituto Superior Técnico, foi também presidente da antiga Junta Autónoma das Estradas e do organismo que lhe sucedeu, o Instituto de Estradas de Portugal (1998-2000).

Presidente da Parques de Sintra Monte da Lua desde 2005, empresa pública criada em 2000 para reunir e gerir o património do Estado da Paisagem Cultural de Sintra, António Ressano Garcia Lamas foi uma das seis personalidades nomeadas em Março de 2013 pelo secretário de Estado da Cultura para integrar a secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura. Integrou também o conselho de administração da Brisa – Auto-estradas de Portugal.


Este ano, no 10 de Junho, foi agraciado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Depois da morte do escritor e gestor cultural Vasco Graça Moura, Miguel Leal Coelho, o vogal mais antigo no conselho de administração do CCB, assumiu a presidência interina da instituição. No conselho de administração do CCB está ainda a vogal Dalila Rodrigues, nomeada pelo secretário de Estado da Cultura em Fevereiro de 2012.

 


Sugerir correcção
Comentar