Política Cultural

Todos os tópicos

  • Representantes do ICOMOS, do ICOM e da Associação Portuguesa de Museologia serão ouvidos em breve na AR.

  • As nomeações de Maria Fernanda Heitor para directora-geral do Gabinete de Estratégia, e de Ema Lemos Alcobia, para vice-presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, foram publicadas na sexta-feira, em Diário da República (DR).

  • Editores e livreiros receiam que o fim do organismo, anunciado pelo ministro da Cultura, possa já pôr em causa a realização da Feira Internacional do Livro de Salónica, agendada para Abril

  • O novo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, decidiu não manter o modelo de distribuição de apoios públicos às artes deixado aprovado no mês passado pelo seu antecessor, o escritor e editor Francisco José Viegas. Nas duas semanas e meia de mandato que decorreram desde a tomada de posse, a 26 de Outubro, Barreto Xavier preparou e diz ter pronto a lançar um modelo que "altera substancialmente" as lógicas até agora vigentes, abrindo "um novo paradigma", apesar de não introduzir mudanças na lei.

  • O novo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou esta quarta-feira na Assembleia da República ter assinado “ontem ao fim do dia” os despachos para todos os apoios do Estado às artes e que na Direcção-Geral das Artes haverá uma verba "na casa dos 11 milhões de euros", incluindo os 600 mil euros do apoio à internacionalização. Os "concursos vão estar abertos para a semana", disse o secretário de Estado.