Pierre, o patinho que quer ser influente

Foi criado pela Sabya, uma agência digital que tem sede no Porto, e começou por ser uma brincadeira.

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É possível que já tenha visto nas redes sociais algumas fotografias enigmáticas em que várias figuras públicas aparecem fotografadas ao lado de um pato de borracha preto, que dá pelo nome de Pierre le Duck. Outras vezes, o dito pato aparece sozinho. É assíduo em vários eventos. 

Foi criado pela Sabya, uma agência digital que tem sede no Porto (pertence ao Grupo Clever Advertising) e que tem como objectivo “melhorar a performance das marcas na Internet” através da análise digital dos hábitos e das escolhas dos consumidores para a qual criaram um software próprio. 

Também querem tornar bonita a publicidade digital, pois como diz Mariana Tomé Ribeiro, a co-fundadora e directora criativa da Sabya, esta “ainda é um bocado feia”. Como perceberam que havia uma lacuna no mercado na área do Life & Style é aí que se movem. Acreditam que a Internet pode ser muito mais do que um canal de venda e que se consegue estabelecer uma relação afectiva entre as marcas e o público.

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O Pierre le Duck começou “como uma brincadeira”, explica Mariana Tomé Ribeiro, mas acabaram por perceber que “ali havia um modelo de negócio”: o pato poderia servir “para potenciar os melhores sítios, os melhores objectos”, etc. E o patinho tem feito o seu caminho nas redes sociais, onde reporta sobre arte, moda, cultura, viagens e eventos e conta com quase 14 mil seguidores no Instagram e 56 mil seguidores no Facebook.

O patinho já tem um site, com o lema “If you follow the duck you will find the way”, e os seus criadores aspiram a que no futuro este seja usado pelos consumidores como se fosse um motor de busca. Por exemplo, se alguém precisar de um vestido para ir a uma festa, através de um chat no site do Pierre le Duck, pode receber ajuda para o escolher. E se alguém reservar uma mesa num restaurante que descobriu através do Pierre le Duck porque ele esteve lá, a Sabya recebe uma percentagem. Não revelam quem está por trás das opiniões do patinho mas no futuro vão aceitar candidaturas para esse papel. Quem vier a integrar essa equipa, que cria os conteúdos, será pago com base nas visualizações. 

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