Apple confirma interesse por veículos que circulam sozinhos

Numa carta dirigida à entidade reguladora dos transportes nos EUA, a empresa tecnológica salienta particular interesse na área automóvel de automatizados, mas não revela projecto em concreto.

O que até aqui eram apenas rumores foi finalmente desvendado pela Apple através de uma carta dirigida, datada de 22 de Novembro, à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a entidade reguladora dos transportes nos EUA e que define a s regras para os carros autónomos.

A empresa de tecnologia já registou vários domínios de Internet relacionados com automóveis, incluindo apple.car e apple.auto, noticia a BBC.

A carta, tornada agora publica, revela que a Apple está “a investir fortemente no estudo da aprendizagem e da automação de máquinas e está entusiasmada com o potencial dos sistemas autónomos em diversas áreas, incluindo os transportes”.

Embora nunca se refira a um projecto em concreto, Steve Kenner, director de Integridade do Produto da Apple diz que os “veículos automatizados têm o potencial de melhorar consideravelmente a experiência humana – prevenir milhões de acidentes de carro, milhares de fatalidades anuais e dar mobilidade a quem não tem”.

Na carta enviada à administração da NHTSA fica patente o interesse da empresa em contribuir para a definição das melhores práticas na indústria. São salientadas três áreas, que segundo a Apple requerem especial atenção: as implicações das decisões algorítmicas na segurança, mobilidade e a legalidade dos veículos automatizados e dos seus ocupantes; desafio de garantir a privacidade e segurança na concepção de veículos automatizados; e por fim, o impacto que estes veículos terão no bem público, incluindo as suas consequências para o emprego e os espaços públicos.

Kenner salienta ainda a necessidade de partilha de dados, sem prejuízo da privacidade, de empresas envolvidas na indústria automóvel de automatizados, de acidentes ou tentativas falhadas, de modo a que todas possam contribuir para um melhor entendimento do fenómeno de produção deste tipo de veículos. Algo que, entende a Apple, uma empresa individualmente teria mais dificuldade de alcançar.

Desde os rumores do interesse da Apple no mercado de automóveis, lançados na imprensa internacional, estima-se que mais de mil engenheiros estejam a trabalhar no projecto secreto conhecido como Titan, em Sunnyvale, na Califórnia, avança o jornal britânico The Guardian, que refere, ainda, que estão a ser executados testes de carros totalmente automatizados, no Reino Unido e nos EUA.

Na corrida para ver quem comercializa o primeiro automóvel totalmente automatizado está a Google, que segundo divulgou a BBC, testou recentemente na estrada carros autónomos. A Tesla, construtora de carros eléctricos anunciou que todos os carros produzidos passariam a ter hardware instalado para que conduzissem sozinhos.

A Ford também quer marcar posição no sector. Em Agosto deste ano, o fabricante anunciou na página oficial de Internet que tencionava comercializar, em 2021, um grande volume de veículos autónomos posicionando-se como líder no sector industrial automóvel de automatizados.

"A próxima década será definida pela automação do automóvel, e vemos veículos autónomos como tendo um impacto tão significativo na sociedade como a linha de montagem em movimento da Ford teve há 100 anos", disse Mark Fields, presidente e CEO da Ford. "Estamos dedicados a colocar na estrada um veículo autónomo que pode melhorar a segurança e resolver os desafios sociais e ambientais para milhões de pessoas – e não apenas aqueles que podem pagar veículos de luxo" lê-se no site da empresa.

Sugerir correcção
Comentar