Listas dos concursos de professores foram conhecidas antes da sua divulgação oficial

Sindicato diz que podem existir suspeitas de manipulação. Ministério assume que ficaram visíveis antes de tempo.

Foto
Adriano Miranda

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) considerou, nesta terça-feira, que a divulgação das listas de concursos de professores em sites não oficiais antes destas estarem disponíveis para consulta na página oficial da Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE) lesa os princípios da “confiança legítima e da boa administração”.

Segundo o SIPE, a situação vivida nesta terça-feira levanta suspeitas de que “poderá haver manipulação das listas”, o que o leva a exigir “uma explicação oficial” por parte do Ministério da Educação.

“As listas foram disponibilizadas logo que o seu processo de elaboração ficou concluído. De acordo com as informações prestadas pela DGAE, no momento em que estavam a ser carregadas, as listas ficaram visíveis”, informou o ME em resposta ao PÚBLICO.

No seu blogue especialista em educação DeAr Lindo, Arlindo Ferreira já tinha indicado que as listas postas a circular, antes de estarem disponíveis para consulta no site da DGAE, podiam ter sido retiradas da plataforma informática deste organismo.

Para impedir a consulta destas listas, a DGAE bloqueou temporariamente o acesso ao seu site, acrescentou. Ao princípio da noite as listas definitivas dos concursos de colocação de professores foram finalmente disponibilizadas no site da DGAE.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários