Em Itália, um cozinhado mal-cheiroso pode ser ilegal

O Supremo Tribunal de Justiça italiano deu razão a um grupo de vizinhos que se queixava do cheiro dos cozinhados de um casal de moradores.

Foto
O casal recorreu duas vezes, mas perdeu em todas as decisões Rui Gaudêncio/Arquivo

A justiça italiana decidiu que cozinhar com odores fortes pode ser sujeita a sanção judicial. A decisão foi tomada esta semana no Supremo Tribunal de Justiça italiano e coloca um ponto final numa longa batalha jurídica entre um grupo de vizinhos, da cidade italiana de Monfalcone, junto à fronteira com a Eslovénia.

Em causa estava o cheiro de um prato de massa e marisco frito que emanava da cozinha de um dos casais de um bloco residencial. De acordo com os queixosos, o cheiro forte que chegava do terceiro andar, espalhava-se por toda a vizinhança e tornava-se “intolerável” para os outros moradores, descreve a Euronews.

O caso chegou ao Supremo Tribunal de Justiça depois de o casal ter sido considerado culpado por “conduta anti-social” pelo Tribunal de Gorizia e de ter recorrido ao Tribunal de Triestre, que apoiou a decisão judicial de Gorizia.

Agora, o casal acusado terá de pagar uma multa de 2000 euros pelos seus “cozinhados ofensivos”.

De acordo com a Euronews, o número de queixas em relação aos cheiros dos cozinhados está a aumentar em Itália. A tendência segue o crescimento do número de pratos exóticos trazidos pelos cada vez mais imigrantes que chegam a solo italiano. Um advogado citado pelo jornal La Repubblica, que acompanha casos de disputas entre vizinhos, conta que muitas vezes os queixosos invocam traumas psicológicos ou até mesmo depressões, despertadas pela associação aos cheiros.

Sugerir correcção
Comentar