Concretização de medidas de reconstrução do Funchal são "prioridade nacional"

Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, assinalou no Funchal os 128 anos dos bombeiros municipais.

Foto
Constança Urbano de Sousa sublinhou a necessidade de garantir o regresso à normalidade das famílias desalojadas Gregório Cunha

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse este sábado que a "concretização das medidas de recuperação" da cidade do Funchal dos fogos que a atingiram em Agosto é considerada pelo Governo uma "prioridade nacional".

"Passado este período de grande aflição é necessário naturalmente conjugar esforços para apoiar as vítimas e garantir, tão rapidamente quanto possível, o regresso à normalidade das famílias, das empresas e das instituições duramente afectadas", disse na cerimónia comemorativa dos 128 anos dos Bombeiros Municipais do Funchal, que decorreu no Largo do Município.
Nesse contexto, a governante acrescentou que "esta é uma preocupação que mobiliza não só o Governo Regional, o município do Funchal mas também o Governo da República que considera uma prioridade nacional a concretização das medidas de recuperação bem expressa pela intervenção do senhor primeiro-ministro que se deslocou à Madeira logo no dia 11 de Agosto".

Ainda nesse sentido, lembrou a formalização da candidatura da Madeira ao fundo de Solidariedade da União Europeia; os apoios à habitação e as linhas de crédito específicas para apoio às empresas, comércio, indústrias, turismo e serviços.
Constança Urbano de Sousa revelou também que o Governo iniciou já os trabalhos relativos à revisão do Estatuto dos Bombeiros Profissionais e que até ao final do ano "espera apresentar uma estratégia nacional de protecção civil preventiva".
Segundo adiantou, essa estratégia assentará em três eixos - a resiliência dos territórios, a modernização dos sistemas de alerta e de aviso das populações e a formação e sensibilização da população para os riscos e para a autoprotecção.
Neste aspecto revelou também que um grupo interministerial está a preparar um programa que "permita enfrentar os novos desafios do ordenamento e da gestão florestal". 

A ministra agradeceu ainda aos bombeiros da Madeira e do país a forma como combateram os fogos de verão que classificou de "corajosa e brava, sempre de forma abnegada, altruísta em prol do outro, do cidadão e da protecção dos seus bens e da vida de todos os demais".

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafofo, agradeceu igualmente o empenho dos bombeiros nos combates aos fogos da segunda semana de Agosto que provocaram três mortos, um ferido grave, a destruição, total ou parcial, de 300 prédios e 157 milhões de prejuízos. "Se salvamos muita gente, muitas casas, cada pequeno bocado de terra das chamas que os ia devorar, se nos aguentamos de pé e se estamos, aqui, a falar do nosso futuro, é graças a vós", lembrou.

Paulo Cafofo agradeceu também a solidariedade "desde a primeira hora" do Governo cuja ajuda considerou ter sido "imensurável" e que "jamais será esquecida". 

O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que o município investirá um milhão de euros em equipamento para os bombeiros, nomeadamente em dois veículos florestais de combate a incêndios com valência de combate em interface florestal e em interface urbana, em um veículo florestal pesado e em equipamento de protecção individual para os bombeiros.

Sugerir correcção
Comentar