Concurso “Isto também é comigo!”

Margarida Constantino quer mais psicólogos nas escolas. É dela o texto de opinião premiado

Última edição do concurso no ano letivo 2021-22. Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, acumula vitórias.

dro daniel rocha - 7 Maio 2021 - PORTUGAL, Loures - Pandemia coronavirus, covid-19 - rankings - Reportagem na Escola Secundaria Jose Cardoso Pires - alunos - aulas�
Foto
O estado da saúde mental de alunos e professores nas escolas portuguesas foi objeto de um estudo divulgado em maio DANIEL ROCHA/PÚBLICO

Há precisamente um mês, o PÚBLICO divulgava as conclusões do estudo “Saúde Psicológica e Bem-Estar” — uma análise, promovida pelo Ministério da Educação, ao estado da saúde mental de alunos e professores das escolas portuguesas. Margarida Constantino, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, manifestou a sua opinião acerca dessa notícia. O texto que escreveu, e que agora publicamos, venceu a edição de maio do concurso “Isto também é comigo!”:

O concurso “Isto também é comigo!”, uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do projeto PÚBLICO na Escola, teve a sua primeira edição em novembro de 2021. Desde então, até ao final do ano letivo, todos os meses foi escolhido um texto de opinião, da autoria de um aluno ou aluna do 9.º ao 12.º, suscitado por um trabalho do PÚBLICO. Cada um dos vencedores recebe, como prémio, uma coleção de livros do PÚBLICO; e a biblioteca escolar uma assinatura anual do jornal.

Envolvido no concurso desde o início, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira somou quatro vitórias, a começar no primeiro mês e a terminar na edição de maio. Leonor Antunes, Carolina Moreira, Mariana Varela e agora Margarida Constantino foram as alunas cujos textos o júri escolheu.

Integraram o júri: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.