Concurso “Isto também é comigo!”

“Cabe a cada um de nós ter uma mentalidade aberta.” Venceu a opinião de Carolina Moreira, aluna do 11.º ano

Iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano. AE Henriques Nogueira, em Torres Vedras, está novamente de parabéns.

publico-escola,
Foto

Última sexta-feira do mês, dia de anunciar quem recebe o prémio mensal do concurso “Isto também é comigo!”: Carolina Moreira, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, é a vencedora da edição de dezembro. O texto de opinião que escreveu — “Esta luta é de todos!” — defende que "não podemos continuar a viver numa sociedade com um padrão de género e um sistema binário antiquados”. E pode ser lido aqui:

A notícia do PÚBLICO que levou a aluna vencedora a escrever foi publicada no P3. Para além de ver o seu texto divulgado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Carolina Moreira receberá uma coleção de livros do PÚBLICO. É assim todos os meses. Os alunos do 9.º ao 12.º ano opinam acerca de um trabalho do PÚBLICO, o júri escolhe o melhor texto. À escola do aluno ou da aluna que vencer também é atribuído um prémio, tendo oportunidade de escolher entre uma assinatura digital anual do jornal ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Nada disto é novidade para o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, já anteriormente premiado, uma vez que é lá que estuda a aluna vencedora da edição de novembro deste concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela RBE: Leonor Antunes.

Em fevereiro, os textos de opinião terão de ser enviados até ao dia 25 (consultar regras de participação). Antes, no dia 7, termina o prazo para participar no Jornalistas em Rede, um concurso que começa por distinguir a melhor reportagem e depois, nos meses seguintes, desafia os alunos a fazer entrevistas.

O júri do concurso “Isto também é comigo!” é composto por: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; Paula Ribeiro, professora na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.